25.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Revista destaca documentário da BBC que contou com apoio da Prefeitura de Parintins

A revista da empresa MAP Linhas Aéreas divulgou na ultima edição uma reportagem sobre o documentário gravado pela emissora de TV BBC de Londres na região indígena sateré maué. O documentário é sobre a etnia que fará parte da serie “Maravilhas do Planeta” a ser exibido em 2015 e recebeu apoio da Prefeitura de Parintins.
No mês de outubro, uma equipe com dois produtores e dois cinegrafistas esteve em Parintins para a realização do documentário sobre os índios, seus costumes, a produção do guaraná, o Ritual da Tucanderira e a floresta amazônica no entorno da tribo.

Para selecionar a comunidade e capturar as imagens, a prefeitura de Parintins deu total apoio e logística como transporte, combustível, e estadia durante a visita da equipe no município. O filme foi gravado na língua Sateré Maué e traduzida pelo Cacique Zezinho Sateré. De acordo com o produtor brasileiro Flávio Somogyi do Studio Neon, do Rio de Janeiro a idéia é a utilização de animação gráfica e tecnologias inovadores para mostrar a etnia desde seus primórdios.

Para o técnico administrativo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e presidente da Associação Indígena Sateré Mawé do Rio Andirá, Aldemir Sateré a gravação do documentário se deu pela parceria com a produtora Neon, BBC e município de Parintins. “A BBC dentro de uma seleção de documentário escolheu o Ritual da Tucandeira que é o ritual de iniciação para os adolescentes da tribo para mostrar ao mundo. O ritual é praticado de forma autêntica e isso chamou a atenção da emissora de TV. Nossa região é rica no turismo e o filme vai mostra um pouco dessa potencialidade”, destacou Aldemir.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui