Revolução 4.0 e tendências tecnológicas são abordadas em Encontro Regional de Engenharia

A Revolução 4.0 e as tendências Tecnológicas para as Engenharias movimentam as discussões na Faculdade Fucapi nesta quinta e sexta-feira (08 e 09/11), durante o VI Encontro Regional de Engenharia (Encoeng), que ocorrerá no auditório do bloco B do campus educacional da instituição (Av. Danilo Areosa, 381 – Distrito Industrial), das 16h às 22h.

A coordenadora do evento, Eneida Nascimento, informou que a expectativa de público será em torno de 500 participantes, incluindo acadêmicos, docentes, profissionais, comunidade, escolas de ensino profissionalizantes e alunos do ensino médio.

O público poderá participar de uma programação diversificada entre palestras, mesa-redonda, oficinas e minicursos. “O objetivo da edição deste ano é discutir no âmbito acadêmico as novas tendências tecnológicas advindas da indústria 4.0 e como o engenheiro pode se preparar para esse novo mercado que vem se estabelecendo”, afirmou.

Sobre a temática

Segundo a coordenadora do comitê científico do evento, Isabel Souza, a sociedade passou da era da máquina a vapor para a inteligência artificial, o que se convencionou a chamar de 4ª revolução Industrial, que promove os sistemas comunicação entre máquinas, sistemas, dispositivos e pessoas.

“Hoje, estamos vivenciando a 4ª revolução industrial, com velocidade e tecnologia que irão revolucionar todos os campos, pois as empresas poderão criar redes inteligentes, integradas por inteligência artificial (IA), a Internet das Coisas, do inglês Internet of Things (IoT), e o cloud computing (banco de dados em servidores acessados pela internet)”, destacou.

Isabel frisou que essa mudança otimiza todos os processos e revoluciona as indústrias, gerando impacto na vida de todos, pois a indústria 4.0 vai exigir novas habilidades, que serão voltadas para o cenário biotecnológico, engenharia genética e digital.

O evento, promovido pela Fucapi, conta com inscrição no ISSN, dando a credibilidade científica com o recebimento de artigos e resumos expandidos e posteriormente divulgação de todos os trabalhos aceitos e apresentados no evento, em anais do evento.