Take a fresh look at your lifestyle.

-publicidade-

-publicidade-

Ricardo Nicolau permanece na presidência da Comissão de Saúde e planeja ações para 2015

Novos membros compõem a comissão; audiência pública sobre Tratamento Fora de Domicílio está prevista para março.
O deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD) continuará à frente da Comissão de Saúde, Previdência, Assistência Social e Trabalho da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) no biênio 2015/2016. A comissão possui uma nova composição, que foi definida durante reunião entre todos os parlamentares da Casa, e prepara o calendário de ações para este ano.

De acordo com Ricardo Nicolau, a vice-presidência da Comissão de Saúde ficou com o deputado Sidney Leite (Pros). Os membros titulares são os deputados José Ricardo (PT), Abdala Fraxe (PTN) e Dermilson Chagas (PDT), enquanto os suplentes são Orlando Cidade (PTN), David Almeida (PSD) e Luiz Castro (PPS).

“O trabalho foi grande ao longo dos últimos anos, mas ainda há muito a ser feito. A saúde do nosso Estado apresenta índices preocupantes e, por meio da comissão, poderemos continuar dando a nossa parcela de contribuição”, avalia o deputado Ricardo Nicolau, que preside a comissão técnica desde 2013.

Em dois anos, a Comissão de Saúde foi responsável por analisar todos os projetos relativos à área que tramitaram na Casa. Foram realizadas audiências públicas sobre temas relevantes, como soluções para a falta de médicos nos municípios. A comissão também passou a receber e analisar relatórios de prestações de contas da Secretaria de Estado da Saúde (Susam).

Por iniciativa de Ricardo Nicolau, a Comissão de Saúde promoveu iniciativas inovadoras. Em 2013, a comissão entregou às secretarias de saúde dos 61 municípios o mesmo protocolo clínico de doenças cardíacas seguido pelos melhores hospitais do Brasil. Maués (a 276 quilômetros de Manaus) foi a primeira cidade a aderir ao método.

Comissão fará audiência sobre TFD

O presidente da Comissão de Saúde da Aleam está trabalhando no planejamento de atividades a serem realizadas no decorrer do ano. O cronograma deverá ser iniciado por uma audiência pública, prevista para o próximo mês, que abordará o programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) administrado pelo governo estadual.

O deputado Ricardo Nicolau explica que o objetivo da audiência pública será traçar um panorama atual do TFD e seus pacientes, bem como analisar o manual que norteia esse benefício e verificar como está sendo feita a aplicação nos municípios do interior do Amazonas.

“O TFD é um direito de todos e precisa ter fácil acesso garantido a quem necessita”, defende o presidente da comissão. “Vamos trabalhar por uma saúde de mais qualidade, sempre estando ao lado do governador José Melo, do secretário Wilson Alecrim e das prefeituras dos municípios como um todo.”

-publicidade-