As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

RIO 2016: Jogar antes da abertura dos Jogos dará mais visibilidade ao futebol feminino no País, afirma técnico Vadão

Os Jogos Olímpicos Rio 2016 começam mais cedo para a seleção feminina de futebol. Após dois anos de treinos, o time de Marta, Cristiane, Formiga e companhia entra em campo na próxima quarta-feira (3), às quatro da tarde, contra a equipe da China, no Engenhão. E o técnico Oswaldo Alvarez, o Vadão, afirmou, durante coletiva de imprensa nesta segunda-feira, que jogar antes da abertura dos Jogos vai dar mais visibilidade à modalidade no país. “O futebol feminino, pela carência que nos temos no Brasil, foi premiado em estar somente a seleção brasileira jogando neste dia. Vai ser um momento de muita divulgação da modalidade. A expectativa é grande”.

Antes de comandar a seleção feminina, Vadão teve grande experiência no futebol masculino. O comandante afirmou que trabalha para controlar a ansiedade não apenas dele, mas de toda a equipe. No torneio feminino, as 12 seleções olímpicas estão em três chaves. Avançam para os jogos eliminatórios das quartas de final as duas melhores de cada grupo e as duas melhores entre as terceiras colocadas.

A seleção de futebol feminino foi prata nas Olimpíadas de Atenas 2004 e também em Pequim 2008. Pelo último ranking divulgado pela Fifa, as meninas aparecem na oitava colocação. Já equipe chinesa foi prata nos Jogos de Atlanta 1996, está em décimo segundo no último ranking da Fifa.

Com a colaboração de Michelle Abílio, reportagem, Raphael Costa