24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Rio Preto da Eva – Polícia Militar apreende 55 metros cúbicos de madeira serrada e carvão vegetal

Policiais militares do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAMb), vinculado ao Comando de Policiamento Ambiental (CPAmb), apreenderam, na madrugada desta sexta-feira (21/05), após ações de fiscalização, dois caminhões transportando um total de 55 metros cúbicos de madeira serrada e carvão vegetal de origem ilegal, na rodovia AM-010, em Rio Preto da Eva (a 58 quilômetros da capital), na Região Metropolitana.

Durante patrulhamento na AM-010, a equipe ambiental realizou abordagem a um caminhão de placas MUW-6827, com um carregamento de madeira. Foi solicitado o Documento de Origem Florestal (DOF) ao condutor, que apresentou o documento de n° 2481446. Nos procedimentos de conferência, todavia, os policiais constataram que eram transportadas espécies vegetais não relacionadas no documento. Em razão disso, toda a carga, totalizando 18 metros cúbicos e avaliada em R$ 120 mil, foi apreendida, e conduzida, juntamente com o motorista, à delegacia da cidade.

Em outra ação, também na madrugada, os policiais ambientais abordaram um caminhão de placas JXT-51XX que trafegava pela rodovia estadual. Após solicitado, o condutor disse não possuir o DOF, caracterizando crime ambiental, de acordo com o artigo 46 da Lei 9.605/1998. A carga transportada, composta de 480 sacos de 20 quilos cada de carvão vegetal, equivalente a 37 metros cúbicos e avaliada em R$ 80 mil, foi conduzida à delegacia de Rio Preto da Eva.

A Polícia Militar por meio do Comando e Batalhão Ambiental, esclarece que expor à venda, ter em depósito, transportar ou guardar madeira, lenha, carvão ou outros produtos de origem vegetal, sem licença válida para todo tempo da viagem ou do armazenamento outorgada pela autoridade competente configura crime ambiental, sujeitando seu(s) autor(es) às penalidades previstas na lei.

FOTO: Divulgação/PMAM

spot_img