Rodada internacional de negócios de bioeconomia reúne mais de 100 fornecedores amazônicos

Data: 13/07/2021

Com foco no estímulo à integração de iniciativas que fomentem atividades ligadas à bioeconomia amazônica a grandes investidores e empreendedores de todo o mundo, iniciou-se nesta segunda-feira (12) o “Business Connection Brazil: Amazônia”, uma rodada internacional de negócios promovida pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em parceria com diversas instituições públicas e privadas e com o apoio do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA). Realizado totalmente por uma plataforma virtual, o evento ocorre até o próximo dia 15 e reúne mais de 100 atores do segmento bioeconômico regional.

No primeiro dia da rodada de negócios, os representantes de empresas que atuam com os segmentos de bebidas e alimentos, cosméticos e insumos biológicos provenientes da Amazônia apresentaram suas atividades aos grupos internacionais que têm interesse em conhecer um pouco mais do que é feito em termos de bioeconomia amazônica e como podem estar mais integrados a esta realidade. Desta forma, espera-se colaborar para o desenvolvimento econômico e sustentável da riqueza biológica ainda pouco explorada da região.

O gestor do CBA, Fábio Calderaro, destacou que a grande procura de empreendedores locais aptos a participar do evento demonstra que as atividades ligadas à bioeconomia amazônica já são uma realidade e que diversos outros empreendimentos estão se estruturando para ampliar suas participações no mercado. “Essa rodada internacional de negócios está voltada para três segmentos e já vemos uma forte adesão de empreendimentos locais buscando expandir suas atividades e colocar a marca Amazônia ainda mais em evidência. Muitas outras empresas, inclusive com foco em outros segmentos da bioeconomia, atuam na região com alto grau de maturidade. Com as oportunidades certas, a bioeconomia amazônica tem tudo para colaborar, em curto prazo, com o desenvolvimento sustentável local e contribuir com o crescimento econômico como um vetor complementar”, disse.

Organização

O “Business Connection Brazil: Amazônia” é realizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) – Connect Americas em parceria com o Programa de Facilitação de Comércio no Brasil, Governo Britânico, Palladium Group, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Confederação Nacional da Indústria (CNI), Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e apoiado pelo Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA).

Foto: Acervo Pessoal