A Academia divulgou a lista de indicados ao Oscar 2019 nesta terça-feira (22). A cerimônia de premiação será no dia 24 de fevereiro, em Hollywood. Os longas que tiveram mais indicações ao prêmio foram: “Roma”, dirigido pelo mexicano Alfonso Cuarón, e “A Favorita”, protagonizado por Olivia Colman.

Logo em seguida, com nove indicações, está “Nasce Uma Estrela”, dirigido e estrelado por Bradley Cooper, acompanhado de Lady Gaga, que é protagonista e uma boa surpresa como atriz. Mas a grande aposta é de que o filme leve a categoria de melhor canção original, com Shallow.

Na categoria de melhor filme, os indicados são: “Bohemian Rhapsody”, “Infiltrado na Klan”, “A Favorita”, “Pantegra Negra”, “Green Book – O Guia”, “Roma”, “Nasce Uma Estrela” e “Vice”.

Na categoria de melhor atriz, Lady Gaga é indicada com “Nasce Uma Estrela”, Glenn Close, em “A Esposa”, Yalitza Aparicio, protagonista de “Roma”, surpreende por ter sido sua primeira atuação. Além de Olivia Colman, de “A Favorita”, e Melissa McCarthy de “Poderia me Perdoar?”.

Para melhor ator, foram indicados Christian Bale, protagonista de Vice, Bradley Cooper, de “Nasce Uma Estrela”, Willem Dafoe, de “No Portal da Eternidade”, Rami Malek que deu vida à Freddie Mercury em “Bohemian Rhapsody” e Viggo Mortensen de “Green Book – O Guia”.

Já na categoria de melhor diretor, a Academia indicou Spike Lee de Infiltrado na Klan, Yorgos Lanthimos, de “A Favorita”, Alfonso Cuarón em “Roma”, Adam McKay, diretor de “Vice”, e Pawel Pawlikoski, com o longa polonês “Guerra Fria”.

Reportagem, Sara Rodrigues