Take a fresh look at your lifestyle.

Romero Reis lança livro com ideias e soluções para Manaus

-publicidade-

Apaixonado por Manaus desde os 19 anos, quando visitou a cidade pela primeira vez, então como aluno da Academia Militar dos Agulhas (Aman), o engenheiro, empresário e major da reserva do Exército Brasileiro, Romero Reis, expressa seu amor pela cidade por meio das letras.

O engenheiro de 59 anos, que é candidato do Partido Novo à Prefeitura de Manaus, lança um livro de crônicas. O livro “Manaus por Romero Reis”, uma coletânea de 30 artigos publicados em um jornal da cidade será lançado nesta quarta-feira (30), às 18h30, no Restaurante Expresso 73, no Manauara Shopping (em frente a Centauro).

Publicado de maneira independente, o livro aborda problemáticas da cidade de Manaus, tanto do ponto de vista dos gargalos quanto das soluções, desde questões relacionadas à saúde, segurança e emprego, até demandas envolvendo infraestrutura, acesso à água e soluções com vistas ao desenvolvimento de Manaus para além do modelo Zona Franca.

“Manaus é uma cidade que mora no nosso coração e poder escrever sobre os graves problemas da capital é um privilégio, mas sempre com uma visão positiva, de apresentar soluções e fazer um diagnóstico. Isso foi uma coisa muito interessante pra mim”, disse Romero.

De acordo com ele, o livro reúne crônicas escritas ao longo de um ano, num ritual que se tornou sagrado, segundo conta, de escrever sempre nos domingos de manhã. “Todas as manhãs de domingo, ao longo de mais de um ano, passei fazendo esses textos. E Isso aumentou ainda mais a minha intimidade com a cidade, melhorou ainda mais meu grau de conhecimento dos bairros, das zonas administrativas”, diz ele, que também é fundador do Codese (Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Estratégico de Manaus), um grupo da sociedade civil organizada que também se propõe a pensar soluções para o desenvolvimento da cidade.

“Isso pra mim foi de enorme significado de poder traduzir isso num livro, me traz muita satisfação. Sou muito grato à minha esposa, à minha família, por esses momentos que eu pude dedicar a isso e pela compreensão deles”, declarou Romero, reforçando que o momento político atual é propício para a discussão de tais questões.

“Isso vem a aumentar ainda mais minha experiência e capacidade de entregar soluções certas nos lugares certos, nas zonas adequadas, porque a gente conhece, estivemos lá, encontramos um caminho e escrevemos sobre isso”, afirmou. A obra é um projeto literário particular do empresário e será comercializada ao público presente no valor simbólico de trinta reais.

Relação com Manaus

Natural do interior de São Paulo, Romero Reis tem uma história curiosa com a cidade de Manaus. Quando ainda era um jovem aluno da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), ele visitou Manaus a convite de uma tia e se apaixonou pela cidade. Dez anos depois, recém formado engenheiro pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), no Rio de Janeiro, poderia ter escolhido qualquer cidade do Brasil em que houvesse uma unidade do exército brasileiro, já que foi o primeiro aluno da turma. Mas escolheu Manaus por ter ficado encantado com seu povo e suas paisagens.
Após 30 anos vivendo na cidade e tendo participado do crescimento da capital, Romero Reis acredita que hoje tem capacidade, experiência e visão para apontar soluções para questões problemáticas da cidade. Ele teve oportunidade de executar obras tanto como engenheiro, enquanto major do Exército Brasileiro, quanto com sua empresa, a RD Engenharia, que construiu diversas fábricas do distrito industrial e apartamentos.

-publicidade-