As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Roubos e furtos de veículos batem recorde no mês de janeiro no Amazonas

Novas táticas de patrulhamento e investigação levaram a um recorde na recuperação de veículos com restrição de roubos e furtos, em Manaus, no primeiro mês de 2019. Em janeiro, 73,3% de carros e motos subtraídos por criminosos foram localizados pelas polícias e devolvidos aos seus proprietários. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

As mudanças seguem orientação do secretário de segurança, coronel Louismar Bonates, que determinou intensificação das abordagens nas ruas da capital. Os indicadores mostram, ainda, que houve uma redução de 24,4% nas ocorrências de roubos, em janeiro deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. Dos 402 veículos subtraídos em janeiro, 295 foram recuperados, um aumento de 11%.

“Para se ter uma noção exata da efetividade do sistema de Segurança Pública na localização de veículo, no ano de 2018, nesse mesmo período, havia um índice de 62,77% de êxito nas localizações dos veículos roubados. Nesse ano, conseguimos apurar com base nas estatística da análise da Especializada que o êxito nas localizações tem chegado ao percentual de 73,38%”, afirmou o delegado titular da Especializada em Roubos e Furtos de Veículos, Cícero Túlio.

Segundo a autoridade policial, o alto índice de recuperações é resultado das operações organizadas pela SSP-AM integrando todos os órgãos do sistema de segurança, além da prisão de membros de organizações criminosas especializadas em roubos e furtos de veículos.

“Desde o dia 1º de janeiro conseguimos tirar de circulação 26 pessoas que tem envolvimento direto com roubos e clonagem de veículos, além de adulteração e revenda desses veículos”, disse o titular da DERFV, Cícero Túlio.

Abordagens – O elevado índice de localização e recuperação de veículos com restrição de roubo ou furto é fruto, ainda, do reforço do patrulhamento e abordagens pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM).

“Aumentamos a nossa capacidade operativa no trabalho operacional e passamos a abordar mais veículos e essas abordagens resultaram no sucesso da recuperação de veículos, inclusive nos dando indicadores positivos”, afirmou o comandante-geral da PMAM, coronel Ayrton Norte.

O cidadão, ao ter seu carro roubado ou furtado, deve imediatamente ir até uma unidade policial para fazer o registro da ocorrência e, assim, a polícia iniciar as investigações para localização dos veículos. A população também pode usar os canais de comunicação da SSP-AM e das Polícias Civil e Militar para denunciar veículos suspeitos.

“Nós pedimos que a população denuncie por meio do 181 da SSP-AM e do 190 da Polícia Militar e que participe. A Polícia Militar está nas ruas pronta para servir ao estado e essas denúncias são bem-vindas”, afirmou o comandante.

você pode gostar também