Indicadores da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) apontam redução nas ocorrências de roubos e furtos no comércio, em Manaus, entre os meses de janeiro e agosto deste ano. Os resultados são reflexos do reforço no policiamento e das rondas ostensivas nas áreas comerciais realizados pela Polícia Militar. Na área central, o policiamento a pé e em bicicletas têm ajudado a dar mais rapidez ao atendimento das ocorrências.

Conforme a PM, nas áreas comerciais da cidade, o policiamento no modelo “Cosme e Damião”, realizado por dupla de policiais, e a ciclopatrulha, com policiais militares em bicicletas, permitem chegar aos locais onde os carros não entram. Além disto, a Polícia Civil tem contado com o apoio das imagens das câmeras de segurança de áreas comerciais e realizado operações de monitoramento e controle para coibir a prática de delitos contra os estabelecimentos comerciais em Manaus.

As ações fazem parte de um planejamento estratégico e integrado dos órgãos que compõem o sistema de Segurança Pública do Amazonas para combate ao crime em todo o Estado e já se refletem em uma redução no índice de criminalidade aos estabelecimentos comerciais.

Até agosto deste ano, a quantidade de roubos e furtos no comércio da capital caiu 21,1%. Foram 4.512 casos no período, contra 5.722 do mesmo período do ano passado. De acordo com o comandante-geral da PMAM, coronel Cláudio Silva, a presença dos policiais militares em áreas comerciais tem inibido a criminalidade.

“A Polícia Militar está nas ruas, no meio da população, em áreas com grande aglomeração de pessoas, como no entorno de estabelecimentos comerciais, para coibir as ações criminosas. No centro da cidade, por exemplo, passamos a utilizar o patrulhamento com bicicletas e motos, além do patrulhamento ‘Cosme e Damião’, que são policiais a pé, que percorrem locais onde não há trânsito de veículos e garantem, assim, a segurança”, disse o comandante-geral.

Ação integrada – O titular da Delegacia Especializada de Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD), delegado Adriano Félix, afirmou que a redução nos casos de roubos a estabelecimentos comerciais é resultado da ação integrada das Polícias Civil e Militar e da Secretaria-Executiva-Adjunta de Inteligência (Seai) coordenada pela SSP-AM, com operações policiais toda semana.

“Os números trazem à tona o resultado de um trabalho executado por todos os órgãos de Segurança Pública do Estado, com operações integradas e cerco aos infratores. Quando prendemos uma quadrilha que pratica vários roubos, acabamos prevenindo novas ocorrências tendo em vista que esta quadrilha pode ser a responsável por vários roubos e que poderia executar outras ações delituosas”, disse o delegado.

O delegado adjunto da DERFD, Samir Freire, afirmou que todas as áreas comerciais da cidade são monitoradas pela Especializada. “A proximidade da população com a Especializada também reflete na redução dos roubos. Monitoramos as possíveis ações criminosas e temos operações em andamento para coibir a prática de crimes”, afirmou.

A DERFD está localizada na rua 7 de Abril, no bairro Alvorada, zona centro-oeste de Manaus.

FOTO: DIVULGAÇÃO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here