Além de trabalhar para mudar a infraestrutura urbana de todo o Jorge Teixeira – 3ª Etapa, a Prefeitura de Manaus, por meio do Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Socioambiental de Manaus (Prourbis), está garantindo que todos os seus moradores tenham direito à acessibilidade.
Para isso, além de recuperar ruas e passeios públicos, incluiu rampas de acesso para cadeirantes nas principais vias do bairro. Um exemplo é a avenida Pirarucu que hoje possui os acessos em mais de cinco pontos.

“É gratificante saber que agora será mais fácil de me locomover pelo bairro. Antigamente era uma batalha até para entrar em casa”, afirmou a aposentada Celina Alves de Brito, de 75 anos, que por causa de sua dificuldade de locomoção usa cadeira de rodas com frequência.

Para melhorar ainda mais a acessibilidade da população, o Prourbis também construiu escadas em casas com entradas depredadas ou em barrancos. A medida visa também melhorar a segurança da população.

“Eu não conseguia entrar e nem sair de casa em dias de chuva, pois o barranco aqui ficava muito escorregadio. Agora graças a Deus a realidade é outra”, contou contente o aposentado Osvaldo Sanches, de 70 anos. Ele ganhou uma nova e segura escada de acesso na entrada de sua casa.

Em algumas das ruas mais inclinadas do bairro, o programa inseriu ainda corrimãos de segurança para pedestres para facilitar a circulação dos moradores.