25.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 18, 2024

Sábado é dia de Construção Social no Clube do Trabalhador

Os trabalhadores da construção civil de Manaus e de outras 31 localidades em todo o país, terão neste sábado (19) um dia de serviços gratuitos nas áreas de saúde, lazer e cidadania. Pelo menos 30 diferentes serviços serão oferecidos no Clube do Trabalhador do Amazonas (Alameda Cosme Ferreira, 7.399, São José), das 9h às 16h, na 11ª edição do Dia Nacional da Construção Social, com o tema “Minhas Escolhas, Meu País”.

Realizado em nível nacional pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), sua idealizadora, e pelo Serviço Social da Indústria (SESI), o programa já ofertou, em dez anos, 3,68 milhões de atendimentos para mais de 728 mil pessoas em todo o país.

A expectativa do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Amazonas (Sinduscon-AM) e do Serviço Social da Indústria da Construção Civil de Manaus (Seconci), que promovem o evento em nível local, é oferecer, neste sábado, pelo menos 8 mil atendimentos para até 4 pessoas, o que inclui um universo de 3 mil trabalhadores e ex-trabalhadores da construção e seus familiares. Em Manaus, o DNCS é promovido também pelo SESI Amazonas e pela Associação das Empresas do Mercado Imobiliário no Estado do Amazonas (Ademi).

Durante o evento, o SESI vai reforçar a vacinação do público com oferta de doses das vacinas antigripal, antitetânica, febre amarela, hepatite B e tríplice viral. No estande corporativo, os visitantes vão receber informações sobre os cursos de Educação Continuada, oferecidos pelo SESI, de educação profissional, pelo SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e sobre os programas do IEL/AM (Instituto Euvaldo Lodi). Na área de lazer, o SESI vai oferecer “aulão de ritmos”, torneio de dominó e distribuição do “suco da horta”, o tradicional produto do programa SESI Cozinha Brasil.

Um dos destaques da programação será o atendimento médico oferecido nas especialidades pediatria, clínica geral, nutrição e dermatologia, esta sob a responsabilidade da Fundação Alfredo da Matta. Para quem vai em busca de atendimento na área cosmética, os parceiros vão oferecer limpeza de pele, acompanhada de maquiagem (Mary Kay Brasil), corte de cabelo masculino e feminino (Instituto Embelleze), análise capilar (Bio Extratus) e massagem relaxante (Centro Literatus).

Outro serviço muito procurado nas edições anteriores da Construção Social é a emissão de documentos, principalmente do RG (Registro Geral), Carteira de Trabalho e Previdência Social e Certidão de Nascimento. O Instituto de Identificação, da Polícia Civil do Amazonas, vai expedir a 1ª ou 2ª via da cédula de identidade e entregar o documento na hora, enquanto a Associação dos Registradores Civis das Pessoas Naturais do Amazonas (ARPEN/AM), vai se concentrar na emissão da 1ª via do registro de nascimento.

Quem vai em busca de orientação jurídica e encaminhamento de ações de família, o programa Justiça Itinerante, do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas, vai atender casos relacionados a divórcios, alimentos, dissolução de união estável e até reconhecimento de paternidade.

Empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) também vão estar na Construção Social. A Moto Honda da Amazônia, por meio do Centro Educacional de Trânsito Honda, programou palestras sobre técnicas de frenagem com demonstração prática por um instrutor de pilotagem.

Também participam do evento a Amazonas Copiadoras Ltda (Amazon Copy), Grupo Simões, a J.A. Almeida Purificadores, Ótica Bela Vista, Sesc, Instituto Não Aceito Corrupção e a Eco Cooperativa, que fará a coleta seletiva e exposição de artesanato com material reciclado.

A proposta do Dia Nacional da Construção Social, de acordo com a assessoria do Sinduscon-AM, é mobilizar a indústria do segmento para a promoção do conceito de responsabilidade social empresarial, além de resgatar valores que contribuam para a transformação social do Brasil.

Aberta ao público em geral, a programação inclui serviços que são exclusivos para os trabalhadores e ex-trabalhadores da construção civil e seus familiares. Além dos serviços nas áreas de saúde, lazer e cidadania, o evento vai oferecer sorteios de prêmios ao longo do dia no Clube do Trabalhador.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui