27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Saeb começa a ser aplicado em todo o Brasil

Começou nessa segunda-feira (23) a aplicação do Saeb, Sistema de Avaliação da Educação Básica. Mais de seis milhões e meio de alunos de escolas públicas do 5º e do 9º anos do ensino fundamental e da 3ª ou 4ª série do ensino médio farão provas de língua portuguesa e matemática para avaliar a situação da educação básica no País.

A novidade deste ano é que as provas e questionários do Saeb serão aplicados para todos os alunos do último ano do ensino médio das escolas públicas e para os de escola privada que aderiram à avaliação.

Serão avaliadas as escolas com dez ou mais alunos matriculados em turmas regulares e também uma amostra de escolas particulares, mesmo que não tenham aderido à avaliação. Essa foi a primeira vez que a rede privada de ensino pôde aderir ao Saeb.

As provas aplicadas pelo Saeb 2017 são chamadas Prova Brasil. Os resultados compõem o cálculo do Ideb, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, que fornece informações sobre a qualidade do ensino nas escolas brasileiras.

A aplicação das provas segue até o dia 3 de novembro em mais de 73 mil escolas de todo o Brasil. A duração é de um dia e todas as instituições estão previamente agendadas.

Reportagem, Jalila Arabi.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui