25.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Safra de cana-de-açúcar deve chegar a 694,5 milhões de toneladas

A Companhia Nacional de Abastecimento, a Conab, divulgou nesta terça-feira (20) o 3° Levantamento da Safra 2016/2017. Segundo os dados apresentados, a produção de cana-de-açúcar deverá chegar a mais de 694,5 milhões de toneladas, o que representa um crescimento de 4,4 por cento em relação à última safra.

A produção de açúcar deve chegar a 39,8 milhões de toneladas, e o etanol anidro, utilizado na mistura com a gasolina, deve ter um aumento de 1,5 por cento, tendo uma produção de quase 11,5 bilhões de litros. Já a produção de etanol deve recuar 8,5 por cento em relação à safra anterior, que foi 30,5 milhões de toneladas e ficar em 27,9 bilhões de litros. O etanol hidratado deverá atingir a produção de 16,5 bilhões de litros, reduzindo 2,8 bilhões, se comparado à safra passada.

Na região Sudeste as chuvas prejudicaram a colheita, aumentando a quantidade de cana bisada,que é a sobra da safra anterior, para a atual, refletindo num aumento de 7,1 por cento na produção total.

No Centro-Oeste, a produtividade e produção devem diminuir por conta da redução de chuvas. No Nordeste deve haver diminuição da área colhida e aumento de produtividade. Isso se deve, entre outras coisas, a uma recuperação em relação ao déficit hídrico na safra passada.

A região Norte, responsável por menos de um por cento da produção nacional, apresentou um aumento na área cultivada, a exemplo dos últimos anos. Apesar disso, segundo a Conab, a produtividade teve redução, nesta safra, por causa das más condições climáticas para o desenvolvimento do canavial. E a região Sul, que apresenta maior aumento percentual de área do país, deve colher a cana bisada na atual safra.

Com a colaborção de Juliana Gonçalves, reportagem, Bruna Goularte

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui