24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Saiba algumas das maiores curiosidades da aviação

O universo da aviação gera muita curiosidade para quem não atua na área. Saber por que o celular deve ser mantido desligado e as poltronas colocadas na posição vertical, durante a decolagem e o pouso, são só algumas das dúvidas que os passageiros podem ter. Para quem é curioso sobre o ‘mundo’ da aviação, o comandante Geraldo Gomes Alves, da MAP Linhas Aéreas, selecionou fatos que vão também desmistificar algumas crenças que os passageiros podem ter sobre as viagens de avião.

1 – Celular desligado:

Segundo o comandante Gomes Alves, os celulares devem mesmo ser mantidos desligados durante o voo e no trajeto do aeroporto ao avião. Ele explica que, se estiverem ligados, transmitindo ou recebendo mensagens, podem gerar algo como um campo eletromagnético, com risco de afetar os equipamentos eletrônicos das aeronaves.

2 – Poltronas na posição vertical:

Uma das primeiras orientações repassadas aos passageiros ao entrarem no avião, é para que coloquem as poltronas na posição vertical durante o pouso e decolagem. Essa recomendação, de acordo com o comandante da MAP, é para que, em caso de impacto, diminuam os riscos de lesões na coluna e para que não obstruam a passagem dos passageiros.

3 – Menor avião:

O menor jato do mundo já fabricado, diz ele, é o Bede BD-5. Sua envergadura é de apenas 4,4 metros e pesa apenas 140 quilos.

4 – Mudanças climáticas:

Gomes Alves informa que o aumento da presença de dióxido de carbono na atmosfera, é o que tem provocado maior incidência de turbulência nos aviões. A turbulência pode acontecer por diversas razões, incluindo trovoadas, nuvens, mudanças na pressão atmosférica ou o choque entre diferentes temperaturas do ar. Porém, às vezes, ela é imprevisível e ocorre quando o céu está completamente claro e limpo – quando isso acontece, normalmente é porque a aeronave atravessou um ponto de encontro entre jatos de vento verticais de diferentes velocidades. Devido às mudanças climáticas, essa instabilidade nas correntes de ar vai se tornar cada vez mais intensa e frequente.

5 – Alimentos diferentes:

Por medida de segurança, a maioria dos pilotos e copilotos das principais companhias aéreas não é autorizada a comer da mesma refeição. A medida é para evitar a possibilidade de envenenamento alimentar que venha a prejudicar toda a tripulação do voo.

6 – Pioneirismo:

Amelia Earhart (1897-1937) foi a primeira mulher a voar sozinha, através do Oceano Atlântico. Ela também ajudou a criar a “The Ninety-Nines”, uma organização para pilotos do sexo feminino.

7- O maior avião do mundo em número de passageiros:

De acordo com o comandante Gomes Alves, o maior avião de passageiros do mundo é o Airbus A380, que possui dois andares e quatro motores. Essa aeronave é um verdadeiro quebra-cabeça, com cerca de 4 milhões de peças.

8 – O mais rápido do mundo:

O avião mais rápido do mundo é o Lockheed SR-71 Blackbird, que atinge uma velocidade máxima de 3.540 km/h.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui