25.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Saiba dicas para fazer a limpeza periódica da caixa de gordura

Você sabia que a caixa de gordura instalada no seu imóvel precisa de limpeza ao menos uma vez em cada três meses? Isso evita doenças e contaminação ao meio ambiente. A orientação é da concessionária Manaus Ambiental e segue as especificações determinadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT/NBR 8160), de que a limpeza periódica impede que gorduras, restos de alimentos e óleos retidos na parte superior das caixas (em forma de camadas) escoem livremente com seus componentes e obstruam a rede de distribuição de água e esgoto.

Cada cidadão deve fazer a sua parte. Cuidados simples e importantes, como utilizar luvas, concha ou colher de pedreiro, além do saco plástico, ajudam a retirar o excesso de gordura proveniente dos restos de comida e do óleo de cozinha, jogados diretamente nas pias – e até em vasos sanitários – das residências. O descarte do material retirado pode ser feito no mesmo saco onde é reunido o lixo comum.

Todo imóvel deve ter uma a caixa de gordura instalada em local de fácil acesso e com boas condições de ventilação. A responsabilidade da limpeza é do próprio morador. O procedimento correto não só evita a proliferação de insetos e o entupimento nas tubulações, mau cheiro e retorno da água contaminada para o imóvel.

O óleo de cozinha é um dos maiores vilões do meio ambiente, deve ser descartado em uma garrafa plástica (PET) e entregue em locais de coleta, onde serão destinados adequadamente. Você sabia que o óleo pode ser transformado em sabão?!

“A caixa de gordura serve como filtro. A limpeza varia de acordo com a quantidade de pessoas que moram na casa, pelo tamanho da caixa ou quantidade de resíduos que recebe. Vale lembrar que, um litro de óleo é capaz de contaminar aproximadamente um milhão de litros de água”, alertou a supervisora de Gestão de Parcerias, da Manaus Ambiental, Geaneide Vilhena.

Procedimento

Para limpar a caixa de gordura, o cidadão deve retirar a tampa, pegar a gordura que tem aspecto sólido e amarelado (parecido com manteiga), com o auxílio de uma concha e o colocar em um saco plástico. O descarte pode ser feito junto ao lixo comum. A limpeza está concluída quando a caixa de gordura tiver apenas água. O trabalho é rápido, pode ser concluído em menos de 20 minutos.

Ao término do serviço, a caixa de gordura precisa ser vedada adequadamente, evitando com isso, a penetração de insetos, pequenos animais, águas de lavagem de pisos, águas oriundas das chuvas (pluviais), entre outros.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui