25.3 C
Manaus
terça-feira, março 19, 2024

Saiba mais sobre os cuidados com a alimentação no Carnaval

O Carnaval está chegando e os foliões devem ficar atentos com os excessos, principalmente com a alimentação e com as bebidas alcoólicas. A maratona de correr atrás de trio elétrico ou desfilar nas escolas de samba faz com que muita gente se alimente pouco e não beba água. O grande problema é que este descuido pode baixar a imunidade do folião, debilitando o organismo. A nutricionista Raiane Gonçalves recomenda se alimentar bem e várias vezes ao dia.

“O ideal é se cuidar antes, durante e depois deste período de festa, deixando a nossa alimentação mais balanceada, rica em vitaminas, minerais… Sempre ingerir bastante água, a própria água de coco, isotônicos… lembrar que cerveja é uma bebida muito calórica. Um copo de cerveja, em torno de 250 a 300 ml equivale a uma unidade de pão francês. Então a quantidade de teor calórico dela é muito grande mesmo.”

Segundo ela, o ideal é tomar um café da manhã reforçado, com sucos naturais, iogurtes, pão integral e frutas. Se possível, antes de sair de casa, separe alimentos que podem ser consumidos no meio da folia quando a “fome bater”, como maçãs, barrinhas de cereais e biscoitos integrais.

Agora, se a opção for comer na rua, o recomendado é optar pelos lanches mais leves e evitar frituras. Lembrando que os sanduiches naturais podem ser bem nutritivos, mas é importante observar se eles foram feitos na hora e se os alimentos estão armazenados em boas condições. Segundo a nutricionista, outra excelente dica é comer alimentos com fibras, como castanhas e arroz integral.

“Inserir alimentos com alta fonte de fibra. Por quê? A fibra vai ajudar com que a absorção de gordura de determinados alimentos seja minimizada. Então é muito importante a gente sempre estar reestabelecendo a flora intestinal com estes alimentos com fibras, que seriam quais? Cereais integrais, como o próprio arroz integral, castanhas, chia, linhaça. Esta é a principal dica para a gente manter uma alimentação saudável.”

Então, não se esqueça: se alimentar bem, consumir bastante água, usar roupas frescas e passar protetor solar são atitudes essenciais para quem quer pular um bom carnaval.

Reportagem, Cintia Moreira

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui