24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Saiba quais os principais cuidados com a saúde após um ataque cardíaco

O ataque cardíaco é uma das principais causas de morte no Brasil e no mundo. Ele ocorre quando o fluxo de sangue, que flui normalmente, é bloqueado. Se este fluxo não for restaurado rapidamente, acontece o infarto agudo do miocárdio, podendo levar o paciente à morte ou mesmo deixar sequelas no coração. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, apenas neste ano, aproximadamente 190 mil pessoas já faleceram devido a problemas cardiovasculares no Brasil. Os principais sintomas do ataque cardíaco se caracterizam por um desconforto ou dor torácica mal localizada, podendo ser repentino e constante no meio do peito. Existe também a possibilidade de irradiar para várias partes do tórax, costas, pescoço, mandíbula e braços. De acordo com o cardiologista Everton Cardoso Dombeck, após a recuperação do paciente, é preciso mudar alguns hábitos.

“É muito importante que seja amplamente discutido, informado ao paciente, a importância de ele mudar. Alimentação saudável, prática de exercícios adequados, aqueles que fumam parar com o cigarro, controle na restrição alimentar, do stress, do colesterol, controle adequado dos triglicerídeos, da glicemia, da pressão arterial, manter a pressão 12×8, do peso, essa abordagem toda exige um trabalho multidisciplinar, integrado.”

O número de ataques cardíacos no país tem crescido: no ano passado, foram cerca de 350 mil, um aumento de 1,39% em relação a 2015 e 65 mil a mais que em 2004.

Reportagem, Cintia Moreira.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui