24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Saiba qual a ordem de vacinação contra Covid-19 entre profissionais de saúde e unidades hospitalares prioritárias

Aplicação da vacina é de responsabilidade das secretarias municipais de saúde e alcança profissionais da saúde da rede pública e particular

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), em conjunto com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), definiu, na última terça-feira (26/01), a Nota Técnica nº 08/2021, que dispõe sobre a operacionalização da lista prioritária dos profissionais de saúde e unidades para vacinação contra a Covid-19 na atual fase da campanha. A medida foi adotada com o objetivo de esclarecer os critérios para aplicação das doses seguindo a condicionante de nível de exposição dos agentes ao coronavírus e o nível de prioridade das unidades hospitalares.

O documento toma como base o nível de exposição dos profissionais ao novo coronavírus, para delimitar os primeiros setores hospitalares a serem vacinados. Assim, foram definidos 11 níveis, sendo o setor da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Semi-Intensiva/Unidade de Cuidado Intensivo (UCI)/Salas de emergência que atendem Covid-19, o primeiro na ordem de prioridade a receber a imunização. Em seguida, os trabalhadores dos demais níveis (setores) serão imunizados, conforme disponibilidade de doses da vacina.

A nota técnica também define a ordem de vacinação entre as unidades hospitalares do serviço público, privado e militar, de acordo com o nível de atendimento de casos de Covid-19, conforme o Plano Executivo de Contingência Estadual para Recrudescimento da Infecção Humana pelo Novo Coronavírus. Ou seja, unidades com maior concentração de pacientes com Covid-19 iniciam primeiro na ordem de vacinação na capital, seguindo sucessivamente para as demais, conforme disponibilidade do imunizante, que é distribuído pelo Ministério da Saúde.

O diretor-presidente da FVS-AM em exercício, Cristiano Fernandes da Costa, destaca a importância dessa divisão, devido à limitação do número de doses do imunizante.

“A divisão por grupos ocorre em razão da limitação do número de doses da vacina. Foram priorizados por grupos específicos no sentido de atendimento aos pacientes com Covid-19. É importante destacar que todos os profissionais de saúde receberão as doses de vacinas, de acordo com a disponibilidade e repasse do Ministério da Saúde”, pontuou.

Profissionais contemplados – Nos 11 níveis de setores hospitalares prioritários estão inseridos todos os profissionais de saúde, inclusive maqueiros, serviços gerais e administrativos que estejam em exposição direta no exercício pleno das atividades nas unidades hospitalares. É importante que os profissionais estejam devidamente lotados em escala de plantão nos setores prioritários.

O primeiro setor é considerado o de maior exposição ao vírus, seguido pelos demais. A emissão desta nota técnica é importante para o embasamento do serviço de vacinação realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

CONFIRA A ORDEM DE VACINAÇÃO, POR SETOR:

1º Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Semi-Intensiva/ Unidade de Cuidado Intensivo (UCI) / Salas de emergência que atendem Covid-19;

2º Sala rosa e pronto-atendimento;

3º Remoção de pacientes Covid (terrestre, aéreo e fluvial);

4º Enfermaria e leito clínico Covid-19;

5º Laboratório: coleta, processamento e análise;

6º Necrotério de unidades de saúde e serviço de verificação de óbitos;

7º Equipe de vacinação;

8º Acolhimento de sintomáticos respiratórios exclusivos e prioritários do atendimento Covid-19 (UBS, Tenda de Atendimento, Centro de Triagens);

9º Distribuição de alimentos (nutrição);

10º Vigilância Epidemiológica /Comissões hospitalares;

11º Atendimento domiciliar (Programa Melhor em Casa).

CONFIRA A ORDEM DE VACINAÇÃO, POR UNIDADE DE SAÚDE:

Serviço público:

1º Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Delphina Aziz;

2º HPS 28 de Agosto;

3º HPS Platão Araújo;

4º Serviços de Pronto Atendimento (SPAs);

5º Unidades de Pronto Atendimento (UPAs);

6º HPS João Lúcio;

7º Hospital Universitário Getúlio Vargas;

8º Instituto de Saúde da Criança do Amazonas (Icam);

9º HPS infantis;

10º Maternidade Ana Braga;

11º Instituto Dona Lindu;

12º Profissionais da Remoção Aérea;

13º Lacen (Equipes de coleta);

14º Investigadores (CIEVS-FVS);

15º Remoção Covid-19;

16º Equipe de emissão de óbito;

17º Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD);

18º Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon);

19º Hospital Adriano Jorge;

20º Hospital Francisca Mendes;

21º Maternidades (5).

Serviço Privado:

1º Hospital Adventista de Manaus;

2º Samel;

3º Hospital Santa Júlia;

4º Hapvida;

5º Hospital Beneficente Português;

6º Unimed;

7º Hospital Check Up;

8º Hospital Santo Alberto.

Serviço Militar:

1º Hospital Geral Militar;

2º Hospital da Aeronáutica.

FOTO: Tiago Corrêa

spot_img