As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Saiba se você tem direito ao abono salarial por meio do aplicativo “Abono Consulta Salarial”

O Ministério do Trabalho lançou nessa semana um aplicativo para que o trabalhador saiba se tem ou não direito ao abono salarial PIS/Pasep ano base 2015. Segundo informações do órgão, quase um milhão e meio de pessoas que têm direito ao salário ainda não sacaram o benefício. O recurso para o pagamento restante passa de um bilhão de reais.

O prazo para saque vai até 28 de dezembro. A região Sudeste concentra a maior parte dos recursos, com mais de meio milhão de reais para 773 mil trabalhadores. O estado de São Paulo tem o maior número de saques pendentes, com quase 446 mil trabalhadores identificados.

A região Nordeste teve o maior número de saques relativos. Dos cinco milhões e meio de trabalhadores com direito ao benefício, cinco milhões e trezentos mil já sacaram, o que corresponde a mais de 96% do total. Os baianos foram os que tiveram a maior parte dos recursos.

Tem direito ao benefício de até um salário mínimo quem está inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e trabalhou formalmente por pelo menos 30 dias em 2015, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos. Além disso, é preciso que os dados do trabalhador tenham sido inseridos corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais. Os recursos do PIS, dos trabalhadores da iniciativa privada, podem ser sacados na Caixa Econômica Federal. O Pasep, voltado para servidores públicos, pode ser sacado no Banco do Brasil.

O aplicativo está disponível na Playstore, com o nome “Abono Consulta Salarial”.

Reportagem, Jalila Arabi.

você pode gostar também