24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Samaúma 2 certifica 616 alunos em Codajás

Na sexta-feira (27), 616 alunos do Barco-Escola Samaúma 2, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Amazonas), vão receber o certificado de conclusão em 20 cursos profissionalizantes em Codajás, município a 240 quilômetros de Manaus. A solenidade vai ocorrer, às 19 horas, na Escola Municipal Maria Amélia.

Com a turma de formandos de Codajás, o Barco-Escola Samaúma 2, em seu primeiro ano de ação itinerante, qualificou 2.789 alunos nos municípios de Tefé, Coari, Tapauá e Codajás. “O Samaúma qualifica cidadãos do interior da Amazônia para que eles possam gerar emprego e renda em seus municípios, a partir do conhecimento adquirido com os instrutores do SENAI na unidade flutuante”, disse o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM) e presidente do Conselho Regional do SENAI, Antonio Silva.
A tripulação de marinheiros, administrativos e instrutores do barco-escola, formada por 24 pessoas, contribuiu para a realização de 28 turmas, qualificando jovens e adultos de Codajás em cursos nas áreas de panificação e confeitaria, alimentos, construção civil, mecânica, eletrônica, informática, confecção do vestuário, relações interpessoais, atendimento ao cliente e empreendedorismo.

“O primeiro ano do Samaúma 2 nos trouxe uma nova experiência de trabalho em equipe numa infraestrutura embarcada maior, mais confortável e moderna. A programação do novo barco-escola do SENAI Amazonas superou nossa expectativa inicial de certificar 550 alunos por município, e alcançamos quase 700 alunos em cada cidade onde levamos o ensino profissional de excelência”, disse o coordenador da unidade fluvial, José Ozeias Patrício.

A unidade fluvial percorreu aproximadamente 1.500 quilômetros, navegando nas calhas do Rio Negro (Manaus), Médio Solimões (Tefé, Coari e Codajás) e Purus (Tapauá). A programação para 2016 está sendo definida e a perspectiva é atender os municípios de Nhamundá, Silves, Urucará e Maués.

O percurso a ser percorrido em 2016, com trajeto de navegação nas calhas do Médio e Baixo Amazonas, será em média de 1.300 quilômetros, com previsão de iniciar suas atividades a partir da 2ª quinzena de fevereiro.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui