Amazonas Notícias

Saúde auditiva: Policlínica Codajás divulga balanço de seis meses nos atendimentos audiológicos

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), por meio da Policlínica Codajás, realizou entre janeiro e junho deste ano, cerca de 900 exames audiólogicos, de suma importância para a verificação da saúde do sistema auditivo, em usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), no Centro Especializado em Reabilitação do Estado do Amazonas (CER IV).

O número atual atende 100 pacientes a mais que em 2022, quando nesse mesmo período atendeu, cerca de 800 pessoas com avaliação audiológica, com exames de audiometria e emissão otoacústica. Na somatória do ano todo de 2022, foram atendidas 1.626 pessoas. 

A fonoaudióloga do CER, Karla Crispim, explica que estes exames são de suma importância para as pessoas verificarem a saúde do sistema auditivo. 

“Diagnosticar distúrbios auditivos previne problemas de fala e aprendizagem nas crianças. Além, disso, possibilita preservar a comunicação em adultos e idosos. Nossa maior preocupação é quanto à qualidade em tudo que oferecemos para os nossos pacientes, para que possam sair daqui com um diagnóstico correto, dando continuidade no tratamento via SUS”, enfatizou Karla. 

O serviço ainda conta uma equipe multiprofissional formada por médicos otorrinolaringologistas, fonoaudiólogos, assistente social, responsáveis por diagnosticar, avaliar, habilitar e reabilitar as funções auditivas.

No Amazonas, os procedimentos estão disponíveis para todos os cidadãos e são regulados pelo Sistema de Regulação (Sisreg), podendo ser realizados em diferentes unidades de saúde e também no CER IV, módulo auditivo.

O diretor-geral da Policlínica Codajás, Ráiner Figueiredo destaca que o CER IV está preparado para receber novos pacientes com problemas auditivos diariamente. 

“Nossa equipe multidisciplinar segue, diariamente, trabalhando para dar o melhor atendimento possível aos nossos usuários do SUS e, como resultado, os números de atendimentos não param de crescer, proporcionando assim um sistema de saúde que não mede esforços para atender a todos que nos procuram por meio do Sisreg, com isso, seguimos nosso compromisso sério com a saúde pública”, finalizou.

SES AM.01 Avaliacao de audiologia na Policlinica Codajas | Amazonas Notícias
hdr

FOTO: Ilânia Lima/SES-AM 

Relacioandos