25.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

SAÚDE DA CRIANÇA: Creches brasileiras começam a receber suplementação nutricional

Mais de 300 mil crianças podem ser beneficiadas ainda este ano com uma suplementação nutricional do Ministério da Saúde, nomeada de NutriSUS. A iniciativa pretende reduzir em até 38% os casos de anemia e em 20% a deficiência de ferro na infância. De acordo com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, o NutriSUS é um suplemento criado para prevenir essas carências nutricionais, já que a falta de micronutrientes nos primeiros anos de vida pode prejudicar o desenvolvimento da criança.

“A gente precisa garantir à criança até os cinco anos de vida, o direito a uma alimentação saudável e à complementação, porque é um momento crítico de desenvolvimento, não só do seu organismo, mas do seu desenvolvimento psíquico e motor. Então, garantir às crianças o direito a uma alimentação saudável com a complementação de micronutrientes, como: ferro, cobre, selênio, vitamina A, B1, B2, B6, B9, B12, Vitamina C, Vitamina D, Vitamina E, são decisivos para que a gente possa ter uma geração mais saudável.”

O NutriSUS já é distribuído  em 470 creches de 151 municípios brasileiros. As crianças da creche Professora Odete Rosa da Mota, em Niterói, Rio de Janeiro, por exemplo, recebem o suplemento desde setembro do ano passado. O programa vai ajudar no aprendizado, conforme conta a diretora adjunta da creche, Viviane do Nascimento.

“A gente sabe que a anemia é um dos grandes fatores de causa de deficiência cognitiva, de desempenho físico, de aumento de mortalidade infantil, principalmente nessa faixa etária que a gente atende, que é de berçário. Então você ter um programa, isso é muito importante. Acho que muda a face de aprendizagem, que no Brasil, se fala que as crianças da rede pública, os carentes, não conseguem aprender. Então, eu acho que assim, a partir do momento que isso realmente atingir todas as crianças no Brasil, acho que vai ser um ganho muito grande para a sociedade.”

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, lembrou ainda que, em breve, a distribuição do NutriSUS será ampliada para mais municípios.

“Neste primeiro momento, 330 mil pequenos estudantes, pequenas crianças, vão ser beneficiadas e progressivamente, este programa será ampliado, até porque, ele é extremamente importante para garantir um desenvolvimento infantil pleno, uma geração de brasileirinhos e brasileirinhas mais saudáveis em plenitude.”

O NutriSUS é encaminhado às creches em forma de sachê e é composto de 15 micronutrientes. A ideia é que o sachê seja adicionado uma vez ao dia em uma das refeições oferecidas à criança. O suplemento não altera o sabor do alimento, é  absorvido facilmente  pelo organismo e não causa irritação gástrica. O consumo do sachê deve ser feito durante 60 dias e ter uma pausa entre três e quatro meses. O ciclo deverá se repetir até a criança completar três anos e onze meses de idade. Para saber mais, acesse a página do Ministério da Saúde. O endereço é www.saude.gov.br

Reportagem , Diane Lourenço

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui