Take a fresh look at your lifestyle.

Saúde da mulher

-publicidade-

Dr. Anderson Rodrigues
Dr. Anderson Rodrigues

No mês das mulheres, especialista chama atenção para alguns cuidados com a saúde femininaAlguns cuidados simples no dia a dia podem transformar a vida das mulheres. Segundo dados mais recentes do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, elas vivem 7,3 anos a mais que os homens e, no mês destinado a elas, é fundamental que estejam preparadas para cuidar ainda mais da saúde.

De acordo com o médico cardiologista e diretor de Relacionamento com o Mercado do Laboratório Sabin, Anderson Rodrigues, os exames femininos não se resumem apenas aos ginecológicos. “O ideal é consultar também um clínico geral ou um cardiologista para exames complementares como hemograma, glicemia (para descartar a diabetes), colesterol, triglicérides, TSH (tireóide), PCR-us (risco cardíaco), ácido úrico, urina e alguns para as DST’s (doenças sexualmente transmissíveis). Em alguns casos, são recomendados ainda exames de imagem”, explica o especialista.

Segundo o cardiologista, como cada pessoa tem um organismo diferente, é necessário que o paciente faça uma avaliação completa anualmente e em casos específicos, até duas vezes. “É fundamental investigar com atenção alguns antecedentes pessoais e familiares, estilo de vida, hábitos alimentares, estresse no trabalho, tabagismo, sedentarismo e obesidade. No caso das mulheres, ter os exames em dia pode prevenir, além do câncer ginecológico, doenças cardiovasculares e diabetes, que hoje têm alta incidência na população mundial”, afirma Anderson Rodrigues.

Alimentação saudável, praticar atividades físicas, evitar excessos e sempre buscar o acompanhamento médico são recomendações do diretor de Relacionamento com o Mercado do Laboratório Sabin, Anderson Rodrigues. “O foco de atenção pode até mudar, de acordo com o desenvolvimento e a faixa etária de cada mulher, mas o cuidado precisa ser constante em todas as etapas da vida”, afirma.

-publicidade-