29.3 C
Manaus
terça-feira, abril 16, 2024

Saúde e bem-estar – Eventos movimentam Ponta Negra neste fim de semana

Show, dança, esportes e muito entretenimento fazem parte da grande agenda de eventos para o fim do mês de setembro no Complexo Turístico da Ponta Negra, zona Oeste da cidade, sem esquecer da tradicional Faixa Liberada.

Nesta sexta-feira, dia 22 de setembro, o espaço recebe a programação do Bem-Estar Global, realizado em parceria com o Sesi Amazonas, com show de danças, música e uma série de orientações para melhorar a qualidade de vida. A iniciativa conta também com uma programação de aulas de dança e shows para o público, das 7h às 14h. O evento gratuito e aberto ao público.

Serão montadas tendas para oferecer orientações sobre doenças com foco nas enfermidades tropicais, testes rápidos de HIV e sífilis, vacinação de HPV e hepatite, além de exames de prevenção de câncer bucal. Avaliação nutricional e de índice de força muscular também serão disponibilizados à população.

Dentre os serviços presentes na edição do Bem Estar Global estão a avaliação de diabetes, além do encaminhamento para médicos em casos necessários. A “Academia da Memória” ainda direcionará o público sobre alterações em aspectos cognitivos de adultos e crianças.

No palco principal, às 7h, a programação se inicia com o treinamento de ressuscitação cardíaca. A partir das 7h30, tem aulas de ritmo e fit dance para colocar todo mundo para dançar até a transmissão ao vivo do programa “Bem Estar”. Em seguida, apresentam-se os músicos John Veiga, Jardel e Uendel Pinheiro. Para fechar a edição, atividades fitness estimulam e conscientizam o público sobre os benefícios da prática esportiva.

No sábado, dia 23, o parque recebe a 9° etapa do “Patins Street Brasil”, competição que tem passado por todas as regiões do País e que chega a Manaus com apoio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel). O evento começará às 14h, reunindo grandes nomes do esporte urbano, adeptos e público na pista de skate no calçadão da Ponta Negra.

O circuito do “Patins Street Brasil” potencializa a cultura do patins street, que no Amazonas soma mais de 200 praticantes. A intenção dos organizadores é disseminar a competitividade e o conhecimento sobre a modalidade de uma prática que não tem idade.

Já no domingo, dia 24, é dia de participar e apoiar a 4° Corrida Peça Paz no Trânsito, organizada pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans). O evento visa, além de divertir os participantes, a conscientizar os motoristas sobre a importância da educação no trânsito.

Ainda no domingo, a Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM) vai realizar, por meio da sua Comissão de Esportes, em comemoração aos seus 165 anos de existência, uma corrida aberta a toda a população.

As inscrições para a 2ª Corrida Solidária da Assembleia Legislativa do Amazonas já estão abertas. Os corredores receberão um kit contendo uma camiseta, medalha e viseira.

Todo e qualquer evento realizado na Ponta Negra deve ser previamente autorizado pela comissão, por meio do gestor do espaço, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb). E para todas as atividades autorizadas pelo órgão existem regras a cumprir pelo promotor do evento, sujeitas à penalidade e aplicação de infração, no valor máximo de 70 UFMs.

Entre as principais obrigações está a proibição de uso de materiais que degradem o piso do complexo, não podendo perfurar, fincar, escavar ou parafusar qualquer tipo de dispositivo ou estrutura no calçadão. Além disso, é de total responsabilidade do realizador do evento a limpeza da área usada após o término, no prazo máximo de 24h. Também é proibido usar as instalações elétricas do espaço, que são de uso exclusivo da administração.

Os interessados em usar a Ponta Negra para eventos e/ou ações devem encaminhar ofício no qual conste as informações necessárias para futura autorização, mediante pagamento de taxa de uso do espaço público, valor calculado segundo as especificações e tamanho do evento.

No ofício deve constar o CNPJ ou CPF do interessado, telefone do responsável/procurador, a definição do espaço pretendido, data do evento e, caso haja necessidade de montagem e desmontagem de estrutura, data de início e término, com breve descrição da ação a ser realizada e equipamentos, como carro de som, banners, barracas, gradis, banheiros químicos, entre outros, informando a metragem e quantidade.

O ofício deve ser entregue na sede do Implurb (avenida Brasil, prédio anexo à prefeitura), em horário comercial, para o responsável administrativo de plantão da Comissão da Ponta Negra (CPN). A solicitação deve ser efetuada com o mínimo de 15 dias de antecedência para que a autorização seja expedida em tempo hábil. Para mais informações, entrar em contato pelo (92) 3625-6287, em horário comercial.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui