25.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Saúde e bem-estar: SPA Zona Sul realiza ações em comemoração aos 18 anos da unidade

O Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Zona Sul realizou, nesta segunda-feira (19/07), ações informativas sobre saúde e bem-estar para a população da comunidade, em comemoração aos 18 anos de atendimento da unidade de saúde. A programação seguirá até sexta-feira (23/07).

As boas práticas para uma boa postura foi tema de palestra da fisioterapeuta Jéssica Guerini. A profissional chamou atenção para pequenos comportamentos, como se apoiar em um só pé ou curvar a coluna para frente, que, a longo prazo, podem causar problemas à saúde, como dores crônicas e até mesmo deformidades.

“O que muita gente não sabe é que o simples fato de manter uma postura adequada elimina diversos incômodos que podemos vir a sentir. E isso interfere no nosso dia a dia, na forma como trabalhamos e entregamos o nosso serviço. Em geral, o exercício físico feito de forma correta e acompanhado de um profissional da área, é a melhor forma para tratar as patologias associadas à coluna”, explicou Jéssica.

A fisioterapeuta esclarece que se movimentar é importante para o corpo, mesmo quando há dor, e que podemos utilizar de tratamento como alongamentos, ginástica laboral, bem como técnicas de terapia manual para liberação da musculatura tensa, para melhorar o funcionamento do nosso corpo.

“No caso de patologia instalada na coluna, como a cifose, escoliose, lordose, utilizar exercícios que possamos corrigir a postura, além de fortalecer a musculatura para que possa dar sustentação e funcionalidade adequada. O que muita gente ainda desconhece quando está com dor e decide ficar em repouso, é que na verdade o movimento é o que vai trazer de volta a funcionalidade do corpo”, disse.

Também nesta segunda-feira, aconteceu a abertura da Feira de Artesanato. Todos os artesanatos foram confeccionados por servidores da unidade que, por meio da terapia ocupacional, descobriram e aperfeiçoaram seus talentos, ganhando um espaço seguro e organizado para divulgar e comercializar seus trabalhos.

“Os servidores se dedicam a ter o seu momento de terapia ocupacional, e desenvolvem artesanatos maravilhosos como a confecção de brincos, canetas, bonecas, roupas, tudo isso levando em consideração, também, a questão do reaproveitamento e de contribuir com o meio ambiente. Nós aproveitamos esse momento festivo e a comunidade é quem ganha com isso”, contou a diretora do SPA Zona Sul, Aládia Jimenez.

Foi organizado, ainda, um brechó, cuja arrecadação será toda direcionada para doação ao abrigo Moacyr Alves, instituição de acolhimento de longa permanência para crianças e adolescentes com deficiências.

FOTO: Divulgação/SES-AM

spot_img