As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Saúde e Educação se unem para vacinação nas escolas

Ministérios/Saúde/Educação/vacinação nas escolas

Uma parceria entre os ministérios da Saúde e da Educação vai ampliar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes contra o HPV e a meningite C. As escolas vão atuar junto com as equipes de atenção básica para atualizar a caderneta dos estudantes. Inclusive, com ações de vacinação nas unidades de ensino. Para isso, será renovada uma portaria do Programa Saúde na Escola que prevê ações voltadas à prevenção e promoção da saúde nas salas de aula, conforme destaca o secretário de Educação Básica do Ministério da Educação, Rossieli Soares da Silva. “Todos os indicadores demonstram que se a gente conseguir mobilizar a Rede Educacional, entender a importância desse papel para a imunização dos nossos jovens e das nossas crianças, é fundamental”.

Para o ministro da Saúde, Ricardo Barros, a retomada da parceria com o Ministério da Educação, para atualizar o calendário vacinal dos escolares, é fundamental não só para a meningite C e HPV, mas para todas as demais vacinas do Calendário Nacional de Imunizações do SUS. “Vamos partir agora para essa este planejamento, dentro do programa da portaria interministerial Saúde na Escola, estará expressa esta questão da atualização e regularização da caderneta vacinal, e outra medidas que nós faremos, conjuntamente com o calendário definido, para que a gente possa dar saúde à população”.

Outra medida anunciada pelos ministros da Saúde e da Educação foi a inclusão dos professores das redes públicas e privadas como público prioritário para receber a vacina da gripe. Quase dois milhões e meio de professores serão beneficiados. Para saber mais acesse www.saude.gov.br.

Reportagem, Luiz Philipe Leite, com colaboração de Lucas Lelis.

você pode gostar também