Take a fresh look at your lifestyle.

-publicidade-

-publicidade-

Saúde em pauta nos restaurantes populares do Governo do Amazonas

A importância de cuidar da saúde é a pauta da campanha do mês de abril nos restaurantes populares e nas cozinhas populares (sopões) mantidos pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas).

Segundo a titular da Gerência de Ações Descentralizadas de Segurança Alimentar e Nutricional (Gadsan) da Seas, Kaliny Alves, a iniciativa de trabalhar a temática da saúde é proveniente das estratégias de ações de educação alimentar e nutricional, que já são preconizadas nos planos de trabalho das sete unidades de restaurantes e cozinhas populares que funcionam na capital amazonense.

“Com essa ação, a gente sensibiliza os usuários quanto aos cuidados da saúde, estratégias de higiene e também os cuidados gerais com alimentação, ocorrências de hipertensão, obesidade, diabetes e outras doenças que podemos estar trabalhando, como doenças mentais e outras síndromes metabólicas”, explica Kaliny.

Programação – As palestras da campanha do “Projeto Alimentação Adequada” no mês de abril começaram na última segunda-feira (05/04), no restaurante popular do Novo Israel, e vão até o dia 19 deste mês. Nesta sexta (09/04), das 8h ao meio-dia, a sensibilização terá como tema a “Hipertensão”, e acontece no restaurante popular do Jorge Teixeira. A atividade é gratuita para os usuários da unidade.

Garantia à alimentação – Sob os cuidados do Departamento de Proteção Social Básica (DPSB/Seas), via Gadsan, as refeições servidas nos restaurantes populares fazem parte do “Projeto de Fortalecimento da Garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada” e custam o preço simbólico de R$ 1.

A refeição é subsidiada pela iniciativa privada, por meio de uma parceria público-privada. O cardápio inclui arroz, feijão, macarrão, salada e uma proteína variada (frango, carne, fígado, peixe e outros). Os restaurantes populares funcionam de segunda a sexta-feira, das 11h às 13h.

Já as sopas servidas gratuitamente nas cozinhas populares são custeadas pelo Governo do Estado. Os sabores são variados, como sopa de carne, de mocotó e de feijão, entre outras. A distribuição acontece de segunda-feira até sábado, a partir do meio-dia.

Restaurantes Populares

• Restaurante Popular Centro – Rua Joaquim Nabuco, 847 (antigo prédio do Sine)

• Restaurante Popular Novo Israel – Rua Bom Jesus, s/nº, Novo Israel (entre a delegacia e o Caic)

• Restaurante Popular Compensa – Rua Izaurina Braga, 543, Compensa

• Restaurante Popular Jorge Teixeira – Rua Cássia Baiana, 340, Jorge Teixeira (próximo à Escola Estadual Vasco Vasques)

Cozinhas Populares (Sopões)

• Cozinha Popular Alfredo Nascimento – Rua Marcos Cavalcante (esquina com rua 2)

• Cozinha Popular Rio Piorini – Alameda Rio Negro (esquina com a rua Amazonas)

• Cozinha Popular Parque São Pedro (Carbrás) – Rua Edwirges, s/nº, Parque Carbrás (antiga rua Plácido, Invasão da Carbrás).

FOTO: Divulgação/Seas

-publicidade-