As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Saúde itinerante do município vai atender em novos locais das zonas Norte e Sul

O Programa Saúde Manaus Itinerante, da Prefeitura de Manaus, vai ser levado a novas localidades das zonas Norte e Sul da capital, atendendo ao cronograma de regiões e bairros prioritários para oferta de exames e consultas.
Entre os dias 16 e 22 de julho, os moradores do conjunto Habitacional Viver Melhor, etapa 1 (antes da barreira da BR 174 e AM 010), vão receber uma Unidade de Saúde da Mulher, que vai ficar posicionada em frente ao Cmei Professor Caio Carlos Frota de Medeiros, na Alameda A, sem número, Lago Azul.

Na segunda-feira, dia 18, vai ser iniciado o atendimento no bairro Morro da Liberdade, zona Sul da capital. A Unidade Móvel de Saúde da Mulher vai disponibilizar os exames de imagem, como mamografia e ultrassonografia.

Na quinta-feira, dia 21, os homens também vão ser recebidos na unidade para a realização de ultrassonografias. A Unidade Móvel vai funcionar na rua David, esquina com a rua São Benedito, no Morro da Liberdade, às 7h e às 17h.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) ainda continua com os serviços das Unidades Móveis de Saúde Odontológica e Médico Laboratorial que, no momento, estão sendo oferecidos no estacionamento do Sest/Senat, na Avenida Autaz Mirim, no Jorge Teixeira, zona Leste.

Esta última oferece consultas generalistas e pediátricas, exames preventivos (papanicolau), além de possuir posto de coleta de material para exames laboratoriais e farmácia. No local, os usuários podem contar com os serviços até o dia 21 de julho.

No bairro Val Paraíso, o atendimento aos usuários do SUS segue até o dia 28 de julho. A Unidade Móvel de Saúde vai atender na rua Belford Roxo, Jorge Teixeira, em frente a escola municipal Moacir Elias de Araújo.

Cada zona geográfica da cidade possui uma unidade de referência responsável pela entrega dos resultados dos exames. Na zona Norte, o usuário deve procurar a UBS Balbina Mestrinho; na zona Leste, a UBS Leonor Brilhante; na Oeste, a UBS Leonor de Freitas; e na zona Sul, a UBS Vicente Pallotti.

Conforme a Gerência do Programa, os prazos de entrega dos exames são de 15 dias para mamografia, de cinco dias para exames laboratoriais e 60 dias para o preventivo de colo de útero. O resultado é entregue na hora, na própria unidade móvel.

Para as consultas com o clínico geral ou com o pediatra, é necessário que o usuário apresente documento de identidade e CPF ou a certidão de nascimento, no caso dos menores de idade.

Para os exames laboratoriais deve ser apresentada a requisição médica. Para o exame preventivo (papanicolau), as mulheres devem apresentar apenas a carteira de identidade e o CPF.

você pode gostar também