Take a fresh look at your lifestyle.

Saúde mental: SES reforça quadro de psicólogos para atendimento a profissionais da Saúde

-publicidade-

Atendimentos podem ser virtuais ou presenciais, na própria unidade do profissional

Quem cuida também precisa de cuidados. Essa foi a prerrogativa da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) para a contratação de 50 psicólogos, duas psiquiatras e 20 assistentes sociais para o atendimento de profissionais da Saúde, atuantes nas unidades hospitalares e em licença por transtornos psicológicos. As contratações reforçam os atendimentos de acolhimento, que já vinham sendo realizados desde o início da pandemia em Manaus, pela rede pública.

A iniciativa foi da Secretaria Executiva Adjunta de Políticas em Saúde (Seaps), da SES-AM, e contou com a parceria do Ministério da Saúde. O gerente de Desenvolvimento de Pessoas e Educação na Saúde, do Departamento de Gestão de Recursos Humanos da SES-AM, Davi Cunha, conta que o objetivo da ação é dar o auxílio psicológico necessário aos profissionais.

“O atendimento é um acolhimento aos nossos profissionais, todos aqueles que estão trabalhando nos Hospitais (HPSs) e Prontos-Socorros (SPAs) e nos Serviços de Pronto Atendimento. É importante destacar que não é um tratamento clínico estendido, é um acolhimento, os primeiros cuidados psicológicos, no qual os profissionais vão conversar, ter orientação”, explica Cunha.

Todos os profissionais que atuam nos HPSs e SPAs poderão ter o atendimento, como médicos, enfermeiros, técnicos, maqueiros, auxiliares de serviços gerais, recepcionistas e outras funções. A consulta poderá ser presencial, na própria unidade onde o profissional atua, ou virtual, com aqueles que estão licenciados.

O programa iniciou no último dia 19/1 e tem duração de três meses. Os psicólogos, psiquiatras e assistentes sociais receberam treinamento e um guia de atenção psicossocial ao tratamento, oferecido pela SES-AM e Ministério da Saúde. Para consultar, os interessados devem procurar os serviços de psicologia e/ou assistência social dos locais que estão ofertando o programa de acolhimento.

Unidades com ofertas – Hospital 28 de Agosto; SPA Alvorada; HPS João Lúcio; SPA Coroado; HPS Platão Araújo; SPA Eliameme Mandy; SEAPs; HPS Francisca Mendes; Fundação de Medicina Tropical; Hospital Psiquiátrico Eduardo Ribeiro; Policlínica José Lins; SPA Zona Sul; SPA Joventina Dias; SPA Danilo Corrêa; UPA José Rodrigues; Maternidade Dona Lindu, e Gerência de Saúde Mental.

FOTO: Raine Luiz / Divulgação

-publicidade-