Take a fresh look at your lifestyle.

SAÚDE: Ministério da Saúde anuncia compra de equipamentos de diagnóstico rápido de zika vírus

-publicidade-

O Ministério da Saúde anunciou na tarde desta terça-feira a compra de três milhões e meio de aparelhos para detecção de doenças provocadas pelo zika vírus. De acordo com a pasta, o teste é realizado com uma amostra do sangue do paciente misturado a um soro, e promete o diagnóstico em até vinte minutos. O aparelho foi produzido pela Bahiafarma, indústria estatal da Bahia, a um custo total de cento e dezenove milhões de reais.

Segundo o ministro da Saúde, Ricardo Barros, o primeiro lote do equipamento chegará já em meados de novembro para a rede pública de saúde, através do SUS, e terão prioridades ao aparelho mulheres grávidas, recém-nascidos e crianças de até um ano. Mas para ter acesso, é preciso de uma receita médica.

O diagnóstico é realizado através de duas tiras portáteis, onde a amostra de sangue misturada ao soro é depositada. A primeira tira irá identificar infecções recentes, de até duas semanas antes do exame, e a segunda irá identificar possíveis infecções ocorridas há mais tempo.
O Brasil registrou, até 17 de setembro, mais de duzentos mil casos prováveis de zika, sendo mais de dezesseis mil só em gestantes.

-publicidade-