27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

SAÚDE: Ministério da Saúde lança nova caderneta com dicas de prevenção contra o Aedes

As grávidas do país vão ter nova Caderneta da Gestante. O documento é utilizado para registrar consultas, exames e vacinas no período de gestação das mulheres inscritas no Sistema Único de Saúde, o SUS. O Ministério da Saúde acaba de lançar a nova caderneta que traz informações importantes sobre prevenção contra as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como o Zika vírus. Na caderneta, tanto a mulher quanto o parceiro, vão poder fazer anotações como cuidados importantes durante a gestação, sinais de trabalho de parto, cuidados com recém-nascido e amamentação. A caderneta vai estar disponível em todos os serviços de saúde do país que realizam pré-natal pelo SUS. A coordenadora Geral de Saúde das Mulheres do Ministério da Saúde, Maria Esther Vilela, explica que a nova Caderneta da Gestante vai possibilitar os profissionais em saúde a acompanhar o período de gestação em detalhes. “São informações sobre o Aedes aegypti e a infecção pelo o vírus Zika. tanto a para as mulheres quanto a parte dos profissionais, onde tem um cartão também de acompanhamento da gestação, existe ali um campo especifico para que o profissional se a mulher teve ou está com aquelas manchas vermelhas, identificando uma possível infecção pelo vírus Zika.”

Além das informações sobre as doenças que o Aedes pode transmitir, a nova Caderneta da Gestante traz mais duas novidades. Ela aproxima o parceiro da mulher no momento do pré-natal e traz informações importantes sobre os cuidados da saúde do homem, como explica, Maria Esther Vilela. “Pré-natal do parceiro tem dois objetivos, que ele possa se inserir mais nesse momento da gravidez e do parto, sentir mais pertencente a esse momento de preparação para a paternidade. E também é o momento der se cuidar. Pré-natal do parceiro traz algumas ações de saúde que ele precisa fazer como exames, vacinas consulta odontológica. Tanto a mulher quanto o homem, o pré-natal é um momento interessante, estratégico, para que eles se cuidem.

Cerca de três milhões 193 mil novas Cadernetas da Gestante estão sendo impressas e distribuídas em todo o país. De acordo com o Ministério da Saúde, o investimento é de três milhões e 700 mil Reais.

Reportagem, Karina Chagas

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui