27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Saúde rural define calendário de atendimentos para janeiro e fevereiro

A equipe de ações em saúde rural da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) definiu em uma reunião com os médicos, enfermeiros e auxiliares, na segunda-feira, 12 de janeiro, o calendário de atendimentos para os meses de janeiro e fevereiro de 2015 nas comunidades pólos. O encontro de elaboração das atividades nas comunidades ribeirinhas contou com a participação da secretária de saúde, Rainez Rocha e foi realizada na sede da Semsa.

De acordo com cronograma estabelecido para janeiro os atendimentos médicos, de enfermagens e odontológicos iniciam no dia 19 na comunidade Bom Socorro do Zé Açu, dia 20 na comunidade pólo Santo Antonio do rio Tracajá e simultaneamente no mesmo dia na comunidade Maranhão do Uaicurapá. No dia 21 a ação acontece na comunidade São Tomé do rio Uaicurapá.

Ainda no mês de janeiro os atendimentos serão realizados no dia 26 na comunidade Bom Socorro do Zé Açu, depois no dia 27 os beneficiados serão os comunitários do Limão de Cima e fechando o calendário de janeiro a ação em saúde acontece na comunidade Betessemes na região da Valéria.

Para o mês de fevereiro, a equipe técnica da Semsa definiu como datas de atividades o dia 02 na comunidade pólo Bom Socorro do Zé Açu, dia 03 Boa Vista do Itaboraí do Meio e dia 04 comunidade Terra Preta. Os moradores do Bom Socorro do Zé Açu recebem os atendimentos no dia 09 de fevereiro, dia 10 é a vez do Santo Antônio do Tracajá e na mesma data na comunidade Maranhão, e em seguida no dia 11 Terra Preta.

Dando continuidade a escala de ações em saúde, no dia 23 de fevereiro, os atendimentos acontecem novamente na comunidade Bom Socorro do Zé Açu, dia 24 é a vez do São José do Limão de Baixo e finalizando o mês de fevereiro, no dia 25 comunidade São Paulo da Valéria.

De acordo com a secretária Rainez Rocha, as ações em saúde realizadas na zona rural contam com suporte e logística de equipamentos, medicamentos e equipe de apoio. Rainez explica que houve recesso no final do ano e nos primeiros 15 dias de janeiro, porém a determinação do prefeito Alexandre da Carbrás é para que todas as comunidades sejam beneficiadas com atendimento de médicos, enfermeiros e odontológicos.

“Vamos levar mais saúde e conseqüentemente mais qualidade de vida para nossos irmãos ribeirinhos. Essa é a determinação do prefeito, uma vez que os moradores da zona rural tem mais dificuldade em vir até a cidade para consultas médicas”, disse a secretária.

Rainez destaca que em 2014 foram realizados mais de 24 mil atendimentos na zona rural, sendo que a Semsa saiu de cinco para 16 pólos base ação entre eles Mocambo, Caburi, Vila Amazônia, Bom Socorro do Zé Açu e Maranhão. “Estamos levando equipes e transformando essas localidades em pólos de atendimentos. Foram avanços grandes na administração do prefeito Alexandre e a tendência é essa sempre avançar”, concluiu.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui