24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

SAÚDE: SUS vai passar a oferecer novo tratamento de hepatite C

Os pacientes contaminados com hepatite C vão passar a contar com um novo tratamento, este ano no Sistema Único de Saúde, o Sus. A nova terapia tem taxa de cura de 90 por cento, diferente do tratamento atual que possui entre 50 e 70 por cento de melhora. A previsão é que sejam investidos 500 milhões de Reais, para a compra dos novos medicamentos, o declatasvir, sofosbuvir e o simeprevir.

Com essa quantia, 15 mil pacientes vão poder ser tratados. De acordo com o ministério da Saúde, a medicação é toda oral, e garante ao paciente uma melhor qualidade de vida e conforto. O secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, ressalta que o novo tratamento vai ser mais eficaz que o atual e que também têm melhor recepção dos pacientes. “Em primeiro lugar eles aumentam muito o percentual de cura. Com os medicamentos disponíveis até então, a gente tinha aí, 50, no máximo 70% de cura. Hoje esses novos medicamentos eles garantem um percentual de cura acima dos 90%. Segundo, eles também são capazes de fazer o tratamento em um período mais curto, de apenas 12 semanas e não mais 24 ou 48 que a gente tinha com os medicamentos anteriores. Eles são melhor toleráveis pelos pacientes”.

A previsão é que a nova medicação seja introduzida ainda este ano. A data ainda não foi informada pois a Secretaria de Ciência e Tecnologia do ministério da Saúde vai avaliar o processo e apresentar a posição final do ministério. Assim que o ministério da Saúde comunicar introdução dos medicamentos no SUS, os pacientes que sofrem de hepatite C crônica, vão poder ter acesso à medicação. Segundo o ministério da Saúde, aproximadamente 1 milhão e meio de pessoas podem ter tido contato com o vírus, prevalecendo a população que tem mais de 45 anos de idade. A mudança no tratamento vai reduzir a carga de hepatite C e pode chegar a eliminar a doença no futuro.

Com informações da Agência Saúde, reportagem, Sara Rodrigues

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui