Take a fresh look at your lifestyle.

-publicidade-

-publicidade-

Seap certifica internos do CDPM 1 em curso de Barbearia

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) entregou, nesta quarta-feira (24/03), o certificado de conclusão do Curso de Barbearia a 15 internos do Centro de Detenção Provisória Masculino 1 (CDPM 1). A capacitação foi possível por meio da parceria da Seap com a empresa New Life Gestão Prisional.

Durante a cerimônia, o diretor do CDPM 1, Dyego Castelo Branco, ressaltou a todos os presentes o compromisso da Seap no que tange à ressocialização dos internos. “É muito gratificante para nós estar formando mais uma turma em um curso de capacitação. Tudo que foi aprendido aqui será de grande valia lá fora para eles, e assim continuaremos a cumprir a missão de proporcionar oportunidades para que saiam daqui ressocializados e com uma profissão”.

Quem também disse estar grato em fazer parte desse momento foi o professor do curso, Cristiano Menezes. “Eu nunca tinha ministrado um curso dentro de um presídio. É minha primeira experiência e foi a melhor possível”, revelou. “Os internos estavam muito interessados em aprender e absorveram muita coisa no curto período de tempo que tivemos. Antes mesmo deles se formarem eu já os considerava barbeiros, pois estão totalmente aptos para desempenhar a função”, avaliou.

Um dos reeducandos que participou da capacitação, Ronald (nome fictício), se emocionou ao lembrar que já foi dono de um salão de beleza antes de ir para o sistema prisional. “Quando eu sair daqui pretendo montar meu salão de novo. Vi esse curso como um incentivo para voltar a fazer o que eu gosto. Só porque estamos presos não quer dizer que tudo está acabado. Agora, mais do que nunca, temos que correr atrás dos nossos sonhos. Temos que nos dedicar mais e mais a conquistar aquilo que queremos”, disse.

Os reeducandos tiveram aulas durante uma semana, entre os turnos da manhã e da tarde. Nesta capacitação, eles aprenderam sobre a história da barbearia, preparação para o corte e barba, visagismo, regras básicas e materiais utilizados para a prática, acabamento, noções de atendimento ao cliente e biossegurança.

Entrega de certificados – Na ocasião, mais 10 internos também foram certificados, dessa vez no curso de “Reciclagem de Resíduos Sólidos”, capacitação voltada ao ensino da separação de resíduos sólidos e não sólidos, perigosos e não perigosos, orgânicos e inorgânicos, pesagem, entre outros.

FOTO: Divulgação/Seap

-publicidade-