24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Seap e OAB-AM inauguram a ‘Sala do Advogado’ no sistema penitenciário

Na manhã desta sexta-feira (18/06), a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB/AM) realizaram a cerimônia de inauguração da “Sala do Advogado”, dentro do sistema penitenciário da capital, no Km 08 da BR-174 (Manaus-Boa Vista).

São dois espaços, um na entrada do ramal, onde ficará uma equipe da OAB-AM para prestar todo o suporte necessário aos advogados que se dirigirem às unidades prisionais, para realizar o parlatório com seus clientes. O segundo ambiente, destinado a proporcionar um melhor conforto ao profissional durante a espera pelo atendimento, está localizado no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj).

Na cerimônia estiveram presentes diversos representantes da Seap, da OAB-AM, da Vara de Execução Penal (VEP) e autoridades convidadas. Entre eles, o secretário titular da pasta, coronel Vinícius Almeida; a presidente da OAB-AM, Grace Anny Benayon; o Procurador-Geral de Manaus, Marco Aurélio Choy; o secretário do Gabinete de Segurança Institucional do Governo do Rio de Janeiro, Marcelo Bertolucci.

O secretário da Seap agradeceu a parceria com a instituição que tem contribuído com a melhoria no sistema. “Nós assumimos um sistema que precisava de muitas modificações, as demandas da OAB-AM pela melhoria nos atendimentos eram justas, no entanto, não realizamos nada sozinho. Nesse sentido, a parceria com a OAB-AM, na pessoa da Dra. Grace Benayon, foi fundamental”, ressaltou Vinícius Almeida.

As salas destinadas aos profissionais da advocacia foram cedidas pela Seap e reformadas pela mão de obra carcerária dos reeducandos do programa “Trabalhando a Liberdade”. A Ordem se encarregou de equipar os espaços com móveis e equipamentos eletrônicos.

“É uma alegria enorme estar aqui, representando a advocacia nesse momento histórico. Agradecemos imensamente o tratamento humanizado que a Seap vem dando a cada profissional. Essa é uma conquista de todos nós. Todos, de mãos dadas, para fortalecer o sistema e, em especial, a Justiça do nosso Estado”, enfatizou Grace Benayon.

FOTO: Divulgação/Seap

spot_img