27.3 C
Manaus
quarta-feira, abril 17, 2024

Seap e UEA promovem oficina de formação para professores das unidades prisionais de Manaus

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), promoveu, na manhã desta sexta-feira (23/03), uma oficina de formação de professores das unidades prisionais de Manaus, na Escola Normal Superior (ENS) da UEA. A instrução teve como objetivo de debater ideias com os professores do sistema prisional, pedagogos e representantes da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Escola de Administração Penitenciária (Esap) da Seap, que é responsável pela educação no Sistema Prisional do Amazonas.

O encontro teve foco também em aprimorar o desempenho e interação dos professores com os alunos na Escola Estadual Giovanni Figliuolo, que funciona em nove das 12 unidades prisionais da capital, com estrutura de salas de aula dentro dos presídios.

A oficina teve como base o texto de Pedro Kropotkin, “As Prisões”, e com isso estimular os sentidos de educação e privação de liberdade no espaço social, apontando possíveis caminhos através da metodologia de projetos, diagnósticos e atividades de interação para o ensino e formação dos internos. O sentido da oficina é a procura da melhor abordagem de interação que os professores irão ter com os alunos e o desenvolvimento de métodos didáticos para o público privado de liberdade.

Escola Estadual Giovanni Figliuolo – A unidade funciona desde o ano de 1928 com salas de aula em todas as unidades prisionais de Manaus, através de uma parceria entre a então Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejus), hoje Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que realiza concurso público para contratação de professores específicos para o sistema prisional.

Em Manaus, as unidades que possuem a Escola são: Centros de Detenção Provisória Feminino (CDPF) e Masculino (CDPM), regimes fechado e semiaberto do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj Fechado e Compaj Semiaberto), Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat), Penitenciária Feminina de Manaus (PFM), Unidade Prisional do Puraquequara (UPP), Unidade Prisional Semiaberto Feminino (UPSF) e o Centro de Detenção Provisória Masculino 2 (CDPM 2), que foi inaugurado em 2017, e começou a utilizar as salas de aulas nesse início de ano letivo para os estudos dos presos custodiados na unidade.

FOTO: DIVULGAÇÃO/SEAP

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui