Take a fresh look at your lifestyle.

-publicidade-

Seap encerra a Campanha do Maio Amarelo com público do semiaberto

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), por meio da Coordenadoria de Saúde do Sistema Prisional do Amazonas (CSSPAM), encerrou as ações de saúde referentes à Campanha do Maio Amarelo, do Ministério da Saúde (MS), com apenados do semiaberto e servidores do Centro de Operações e Controle (COC), nesta segunda-feira (31/05).

A campanha sinaliza para o “Uso Racional de Medicamentos”, como cuidados ao adquirir, utilizar, guardar e jogar fora os medicamentos, e os riscos da automedicação. “A automedicação interfere nos tratamentos de uso contínuo. Além de agravar doenças preexistentes pode também gerar outros problemas de saúde”, disse a farmacêutica da cogestora New Life, Ana Cláudia Lima, durante palestra aos monitorados.

Além da palestra sobre o devido uso dos remédios, também houve outra referente ao Dia Mundial da Hipertensão (17 de maio). A nutricionista da New Life, Lucília dos Anjos, falou a respeito da alimentação saudável e sobre o uso excessivo de gorduras e sódio na dieta. Participaram das ações cerca de 30 pessoas, entre servidores e apenados que compareceram ao COC.

A coordenadora de saúde da Seap, Alyne Botelho, resume a relevância da programação. “A hipertensão é um problema de saúde pública, e o tratamento adequado é de suma importância para a melhoria da qualidade de vida. Saber a forma adequada de se alimentar e de utilizar o medicamento é crucial para o sucesso do tratamento, daí a importância do uso racional de medicamentos”.

Da manhã até as 14h, foram realizadas no local ações como cálculo do IMC (pesagem e altura); aferição de pressão arterial; aferição de temperatura; e aferição da saturação de oxigênio no sangue (oximetria). Todos os participantes ganharam camisas do Maio Amarelo, doadas pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

Durante todo o mês de maio, foram realizadas ações de saúde sobre o tema nas unidades prisionais da capital.

FOTO: Divulgação/Seap

-publicidade-