Take a fresh look at your lifestyle.

-publicidade-

-publicidade-

Seap realiza fórum para traçar metas e alinhar ideias sobre a educação no sistema prisional

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) realizou, nesta terça-feira (30/03), o primeiro fórum sobre melhorias na educação voltada aos internos do sistema prisional do Amazonas. O objetivo central do encontro foi debater o retorno das aulas nas unidades penitenciárias de forma remota, a utilização do projeto 4.0 e a realização de ensino superior à distância, por meio de parcerias com instituições de ensino.

O fórum aconteceu na sede da Seap, localizada na Avenida Torquato Tapajós, Colônia Terra Nova, zona norte de Manaus. No encontro, estiveram presentes profissionais da área de Pedagogia, diretores das unidades prisionais da capital e a diretora da Escola de Administração Penitenciaria (Esap) da Seap, Sônia Cabral.

A retomada do calendário das aulas de 2020 (paralisadas por causa da pandemia) e o projeto 4.0 foram as principais pautas discutidas durante o fórum. O projeto 4.0 é resultado de uma iniciativa em conjunto com o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), em parceria com a Positivo Tecnologia e a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (Seduc), que proporcionou a doação de 1800 notebooks ao sistema prisional, contendo a plataforma “Aprimora”, que reforça o ensino de Língua Portuguesa e Matemática e, também, a utilização deles como uma ferramenta para o ensino regular.

De acordo com a diretora da Esap, Sônia Cabral, esses notebooks ainda servirão para o ensino de outras modalidades educativas dentro do sistema prisional. “Procuramos estabelecer alternativas que possam ser viabilizadas, para melhorar a área educacional e a alfabetização dentro sistema prisional do Estado”, disse.

A pedagoga da cogestora New Life, Lisliane Peixoto, destacou que a importância do encontro está “na forma de resolver algumas pendências, como os da emissão de certificados de ensino regular para os reeducandos, e também na decisão para o retorno das aulas de forma remota, iremos agora preparar as unidades e receber o equipamento necessário”.

Educação – Toda semana, a Seap promove uma rodada de conversas com setores do órgãos e representantes das empresas de cogestão. A expectativa é de que o fórum sobre educação no sistema prisional seja realizado mensalmente, a fim de observar os avanços que vem ocorrendo e tomar novas decisões, para aperfeiçoar e aprimorar a educação dos internos amazonenses. O início do ano letivo está previsto para o dia 12 de abril.

FOTO: Divulgação/Seap

-publicidade-