Take a fresh look at your lifestyle.

-publicidade-

Seap realiza palestras de prevenção e combate à malária nas unidades prisionais do Estado

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), por meio da Coordenadoria de Saúde do Sistema Prisional do Amazonas (CSSPAM), iniciou, nesta semana, uma série de palestras alusivas ao combate, conscientização e luta contra a malária dentro do sistema prisional.

A programação visa esclarecer aos internos quais os principais métodos de prevenção e sintomas da malária, além de informar sobre a forma de transmissão, por meio do mosquito Anopheles, popularmente conhecido como “mosquito-prego”.

A arrancada das atividades ocorreu no Centro de Detenção Provisória Masculino 2 (CDPM 2), onde os apenados puderam tirar dúvidas, fazer perguntas e realizar exames para detecção da doença. “Segundo os dados epidemiológicos, a malária está sob controle no nosso estado, por isso é de grande importância que haja o plano para eliminar o foco de reprodução do mosquito Anopheles. Essa é uma das ações que estamos realizando nessa programação”, esclarece a coordenadora da CSSPAM, Alyne Botelho.

“A malária é uma doença característica da nossa região, e ações como essa são uma oportunidade para os internos tirarem suas dúvidas. A Seap está sempre em busca de levar informação e conhecimento que visam à manutenção da saúde e à integridade física de todos que estão aqui dentro”, destaca o diretor do CDPM 2, Jean Carlo Oliveira.

Para o interno Cláudio Souza (nome fictício) a programação de saúde é fundamental na obtenção de conhecimento dos sintomas e perigo de transmissão. “Estou muito satisfeito, consegui esclarecer as dúvidas que tinha com relação a essa doença”, disse.

Demais unidades – Durante o mês de abril, a programação se estenderá a todas as unidades do sistema prisional, tanto da capital quanto do interior, por meio da realização de exames para detecção de sintomas, tratamento e palestras de conscientização aos detentos.

FOTO: Divulgação/Seap

-publicidade-