27.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 18, 2024

Seap realiza programação alusiva ao “Dezembro Vermelho”

Com o objetivo de conscientizar os servidores e colaboradores, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), por meio da Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário (CSSPAM), realizou, nesta quarta-feira (09/12), uma programação alusiva ao mês de combate à transmissão de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), o “Dezembro Vermelho”.

A programação ocorre anualmente e está sendo executada pela primeira vez na nova sede da Seap, localizada na Avenida Torquato Tapajós, s/n, Colônia Terra Nova. Desta vez, ela contou com uma roda de conversas comandada pela enfermeira Daniele Figueiredo, onde foram abordados temas sobre a prevenção, tratamento e diagnósticos de ISTs como Aids, HIV, Sífilis e Hepatites. Além da realização de dinâmicas envolvendo a importância dos cuidados pessoais como uma forma de evitar a propagação dessas infecções.

“Seguindo o calendário dos meses de conscientização desenvolvido pelo Ministério da Saúde, a gente realizou hoje mais uma programação que serve para alertar os servidores e colaboradores sobre a importância de se cuidarem e se prevenirem de infecções sexualmente transmissíveis. Este mês é altamente importante, pois é onde podemos passar ainda mais informações sobre a Aids, HIV, Sífilis e Gonorreia e sobre o quanto essas doenças podem ser prejudiciais a nossa saúde”, disse a coordenadora da CSSPAM, Alyne Botelho.

Presente na ocasião, o secretário-executivo adjunto da Seap, coronel André Luiz Barros Gioia, lembrou que a secretaria está sempre trabalhando para manter todos os servidores seguros. “Estamos sempre visando manter todos os servidores e colaboradores seguros, por isso estamos realizando essa programação, pois é por meio de ações como essas que podemos destacar a importância da prevenção à essas infecções”, afirmou.

A ação continua nas unidades prisionais, com a parceria das empresas cogestoras, onde estão sendo realizados testes para detecção de HIV, Sífilis e Hepatites nos internos, que estão adentrando agora e nos que já fazem parte do sistema.

Dezembro Vermelho – O “Dezembro Vermelho”, faz parte da campanha instituída pela Lei nº 13.504/2017, e marca uma grande mobilização nacional na luta contra o HIV, Aids e outras ISTs, chamando a atenção para a prevenção, assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.

FOTO: Divulgação/Seap-AM

spot_img