24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Seas anuncia programação do Carnaval fora de época dos Centros de Convivência

Começou o esquenta para os Bailes de Carnaval da Família nos Centros de Convivência da Família do Governo do Amazonas, unidades de atendimento da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas). A programação festiva se estende pelo mês de março e está concentrada nos Centros Estaduais de Convivência da Família 31 de Março, André Araújo, Teonízia Lobo e Padre Pedro Vignola. Os bailes são totalmente gratuitos e acontecem em parceria com a Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e a Secretaria de Estado de Cultura do Amazonas (SEC).

A folia terá início no próximo dia 22 de fevereiro, a partir das 14h, no Centro de Convivência da Família 31 de Março, no bairro Japiim. Neste dia, a comunidade vai poder experimentar uma aula de ginástica temática, no ritmo de samba. A proposta é estimular a saúde e a integração entre os foliões.

Para a secretária da Seas, Auxiliadora Abrantes, o momento é de festa, mas também de trabalhar ações importantes na assistência social. “Os Bailes de Carnaval dos nossos Centros de Convivência são um momento festivo que trabalhamos com o fortalecimento dos vínculos comunitários e familiares destas pessoas que procuram nossos espaços para se divertir e confraternizar. Mas ao mesmo tempo temos o direcionamento do governador Amazonino Mendes e do vice-governador, Bosco Saraiva, para estarmos com olhar atento ao cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes nestes bailes”, destacou Auxiliadora.

Concurso para todas as idades – O Centro de Convivência da Família André Araújo, localizado no bairro Raiz, fará seu Baile em 24 de fevereiro, com o tema “Alegria Que Contagia” e está com as inscrições gratuitas abertas para o Concurso de Fantasias, que distribuirá prêmios no valor de R$ 100, nas categorias infantil, adulto e terceira idade. Os participantes serão julgados por representantes dos grupos das Cirandas Rosa de Ouro e Emoção, além da Escola de Samba Império do Cajual. Até o dia 24 as inscrições podem ser feitas no setor psicossocial do Centro.

Carnaval fora de época – Neste ano, os amantes do Carnaval vão poder cair na folia no mês de março. Nos Centros de Convivência Teonízia Lobo, bairro Amazonino Mendes, e Pe. Pedro Vignola, na Cidade Nova, no dia 02 de março, os bailes ocorrem com direito a baterias de escolas de samba, relembrando sambas-enredos que ainda fazem sucesso.

Conscientizar foliões – Durante os “Bailes de Carnaval da Família”, a Secretaria de Estado da Assistência Social estará com equipes de sensibilização distribuindo material educativo sobre a proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes, principalmente no período de Carnaval.

De acordo com a secretária estadual da assistência social, Auxiliadora Abrantes, o período de festa acaba favorecendo a ocorrência de violações de direitos, como a exploração do trabalho infantil e abusos cometidos contra crianças e adolescentes. “Além de conscientizarmos os pais e responsáveis, é importante trabalharmos com o público em geral, para que um maior número de pessoas possa reconhecer e denunciar as violações de direito contra a criança e o adolescente. Não desvie o olhar! Denuncie!”, reforçou Auxiliadora.

Participantes – A ação que faz parte da campanha “Não Desvie o Olhar, Denuncie!”, de proteção ao público infanto-juvenil, coordenada pela Seas e com a parceria do Ministério Público do Trabalho (MPT), Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRT), Juizado da Infância e da Juventude (JIJ/TJAM), Conselho Estadual de Direito da Criança e do Adolescente (CEDCA), Fórum Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente (FEDCA), Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes (CEVSCA), Conselho Tutelar, Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA) e Organizações da Sociedade Civil Desafio Jovem, Associação Beneficente O Pequeno Nazareno, Lar Batista Janell Doyle, Nova Aliança, além das secretarias estaduais de Segurança Pública (SSP), da Cultura (SEC), da Justiça (Sejusc), do Esporte e Lazer (Sejel), da Educação (Seduc) e da Saúde (Susam).

Programação:

Centro de Convivência da Família 31 de Março – rua 21, nº 453 – A, Japiim I

Data: 22 de fevereiro

Hora: 14h

Centro de convivência da Família André Araújo – rua 05, Conjunto Costa e Silva, bairro Raiz

Data: 24 de fevereiro

Hora: 18h

Centro de Convivência da Família Pe. Pedro Vignola – rua Gandu, nº 119, Núcleo 8, Cidade Nova I

Data: 02 de março

Hora: 16h

Centro de Convivência da Família Teonízia Lobo – rua Itaipé, nº 373, bairro Amazonino Mendes

Data: 02 de março

Hora: 15h

FOTO: DIVULGAÇÃO/SEJEL

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui