Take a fresh look at your lifestyle.

Seas e Amazonas Energia encerram treinamento sobre Tarifa Social de Energia Elétrica por videoconferência

-publicidade-

A Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), em parceria com a Amazonas Energia, encerrou na manhã desta sexta-feira (18/09) o treinamento técnico operacional da Tarifa Social de Energia Elétrica com os 61 municípios do interior do estado. A ação foi realizada por meio de videoconferência transmitida pela Estação Conecta, do Programa Criança Feliz (PCF/Seas), vinculado ao Sistema Único de Assistência Social (Suas).

O treinamento com os municípios foi dividido em três turmas, uma na quarta-feira (16/09), outra na quinta (17/09) e uma terceira hoje (18/09). A ação teve como objetivo propiciar aos técnicos municipais que operam na assistência social conhecer a nova plataforma da tarifa social, de forma que, com isso, mais famílias possam estar inseridas e contempladas no programa.

A assistente social Salomé Amaral Coelho, representante Estadual do Bolsa Família e Cadastro Único, disse que os conteúdos das três turmas foram os mesmos, para que todas as dúvidas fossem esclarecidas. “Quem perdeu ou não entendeu, hoje teve a teve a chance de tirar dúvidas e se qualificar melhor”, frisou.

Com isso, foi encerrada a segunda etapa das ações firmadas no termo de cooperação técnica entre o Governo do Amazonas, por meio da Seas, e Amazonas Energia, no dia 15 de agosto, para incluir mais 220 mil famílias do Estado na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE). O benefício gera desconto de até 65% na conta de energia e, atualmente, já contempla cerca de 170 mil famílias.

No dia 1º de setembro, a Seas, em parceria com a Amazonas Energia, realizou no auditório da secretaria, na avenida Darcy Vargas, no bairro Chapada, um workshop para os gestores municipais. O evento possibilitou que o processo de concessão do benefício fosse explicado para 47 representantes de prefeituras do interior do estado. No dia seguinte, foi a vez das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) receberem o treinamento.

Nova roupagem – A tarifa social de energia elétrica já existe desde 2002, porém agora tem um outro formato para identificação das famílias destinatárias do benefício. A iniciativa da Seas visa intensificar, junto aos municípios, a busca ativa dessas famílias, a fim de que sejam identificadas como público da tarifa social.

“Antes as famílias eram identificadas pelo Cadastro Único; nessa nova plataforma, a pessoa acessa o link https://www.tsee.com.br/am, onde pode se inscrever, identificando-se como perfil de tarifa social, e gozar desse direito”, informou Silene Carvalho, representante da Social Solutions/Amazonas Energia.

FOTO: Kerolyn Leigue

-publicidade-