25.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Seas inaugura ‘Estação Conecta’ do Programa Criança Feliz no Amazonas

O apoio técnico da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) ganha um importante reforço com o funcionamento da Estação Conecta PCF (Programa Criança Feliz) do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Adquirida com recursos do Governo Federal, a plataforma é composta por um computador, uma webcam, fone de ouvido, duas TVs de tela plana, um nobreak, suportes de chão para TVs, uma mesa e cadeiras, que possibilitam uma comunicação rápida com os municípios amazonenses. Uma videoconferência com o tema “Alimentação para nutrizes”, marcou o início dos trabalhos da estação.

A secretária titular da Seas, Maricília Costa, participou da videoconferência, que inaugurou os trabalhos do Conecta Suas nesta terça-feira (16/06) e que contou com a participação de 30 municípios. Ela disse aos supervisores, visitadores e gestores, que está muito orgulhosa do trabalho realizado pela equipe do Programa PCF no Amazonas.

“Tenho um carinho muito grande por crianças, e o Programa Criança Feliz é uma iniciativa muito importante para a garantia de direitos. Com esses equipamentos, nossa comunicação ficará mais ágil e muitas situações serão resolvidas de maneira mais assertiva”, explicou a secretária.

Para a coordenadora estadual do Criança Feliz, Lílian Gomes, a estação permitirá uma maior aproximação com os municípios e vai aprimorar o diálogo com gestores, supervisores e visitadores do PCF e de outros programas da Seas.

“Para nós, da Assistência Social, é um investimento fundamental, sobretudo se considerarmos este contexto de pandemia, porque podemos continuar capacitando, dialogando e aprimorando o programa com os envolvidos. É um reforço muito importante que o apoio técnico ganha.

Os itens da Estação Conecta PCF Suas foram adquiridos com recursos no valor de R$ 41.600 oriundos do Governo Federal. O processo iniciou em outubro do passado e, em novembro, o Fundo Nacional de Assistência Social visitou a Seas para avaliar o investimento. Lílian Gomes comemora o resultado: “O Amazonas é um dos três estados no Brasil que já fizeram essa aquisição. Todos os estados que têm o PCF têm esse recurso, mas só Amazonas, Goiás e Espírito Santo conseguiram investir na aquisição desses produtos, porque o processo é complexo e exige muita persistência”.

A videoconferência “Alimentação para Nutrizes” foi o marco inicial da Estação Conecta PCF Suas. Mediada pela coordenadora estadual do Criança Feliz, Lílian Gomes, o tema foi desenvolvido por Kaliny Alves, gerente de Segurança Alimentar da Seas. Muitos mitos foram quebrados e dúvidas, esclarecidas, segundo ela.

“Foi muito boa a participação de gestores, supervisores e visitadores do Criança Feliz porque eles puderam verificar o quanto a segurança alimentar dialoga com a política da Assistência Social. Eles puderam ainda conhecer a segurança alimentar, saber quais são as prioridades dos usuários para uma alimentação adequada”, disse a gerente.

Ações para a promoção da segurança alimentar nos municípios, como a instalação de hortas de cozinhas comunitárias, foram alternativas encontradas para minimizar a falta de alimentação adequada nos domicílios dos usuários da Assistência Social. Os itens mais importantes de uma cesta básica para uma alimentação adequada foram outro subtema discutido durante a videoconferência, que alcançou até os municípios mais distantes de Manaus como Santo Antônio do Içá, Tonantins e Tabatinga.

FOTO: Miguel Almeida/Seas

spot_img