Aulas serão ministradas no Cineteatro Guarany

A Secretaria de Estado de Cultura (SEC), em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), promoverá, em junho, o Curso Básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras). As inscrições são gratuitas e iniciam nesta quarta-feira (29/05) até 4 de junho, presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Assessoria de Inclusão da Pessoa com Deficiência da SEC, que funciona na Vila Ninita, ao lado do Centro Cultural Palácio Rio Negro (avenida Sete de Setembro, 1.546, Centro, zona sul).

O curso terá 160 horas de duração e será ministrado pela professora Ana Lídia, instrutora do Cetam. Estão sendo ofertadas 40 vagas para pessoas a partir de 16 anos de idade. As aulas iniciarão no dia 11 de junho, e acontecerão no Cineteatro Guarany, de terça a sexta-feira, das 8h às 12h. No ato da inscrição, o interessado deve apresentar RG, CPF e comprovante de residência.

De acordo com a assessora de Inclusão da Pessoa com Deficiência da SEC, Sheila Campos, a atividade tem como objetivo divulgar e multiplicar o conhecimento da segunda língua oficial do Brasil e a primeira língua da comunidade surda. “Ampliar o conhecimento de Libras é promover a inclusão da pessoa com deficiência auditiva em todos os setores da vida, facilitando a sua interação e tornando a sociedade mais receptiva”, destacou.

Sheila lembrou que, além do curso, a SEC desenvolve outras ações inclusivas, como a audiodescrição e interpretação em Libras em espetáculos, bem como a disponibilidade da Língua Brasileira de Sinais em visitas guiadas nos espaços administrados pela secretaria.

Para a coordenadora de curso do Projeto Cetam no governo, Leonir Abreu, a ação em parceria com a SEC possibilita “a aquisição de novos conhecimentos e melhoria da qualidade de vida das pessoas por meio de cursos profissionalizantes”.

Mais informações sobre o curso podem ser obtidas pelo e-mail [email protected]

FOTO: MICHAEL DANTAS/SEC