Ação faz parte do projeto de empreendedorismo cultural da secretaria e acontece no Palacete Provincial

A Secretaria de Estado de Cultura (SEC) promoverá, no dia 14 de fevereiro, palestra sobre financiamento para aquisição de equipamentos e estruturas para realização de eventos, por meio da Agência de Fomento do Amazonas (Afeam). O evento, que é gratuito, faz parte da programação direcionada aos artistas e produtores do estado, com foco no empreendedorismo cultural.

A palestra, que tem o apoio da Afeam, acontece das 14h às 17h, no Palacete Provincial, localizado na Praça Heliodoro Balbi, centro. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 13, pelo e-mail [email protected], informando apenas o nome e o telefone do interessado.

O palestrante convidado é Paulo Gil de Jesus Matos, que coordena o Fundo de Apoio a Micros e Pequenas Empresas em Manaus (FMPES) da Afeam. Segundo ele, a palestra vai tratar sobre os procedimentos para solicitar financiamento da Afeam, que pode ser usado para a compra de instrumentos musicais, equipamentos eletrônicos, estruturas de sonorização e iluminação, aquisição de infraestrutura de palco, entre outros itens.

“Vamos falar sobre a linha de microcrédito que a Afeam oferece e que pode ajudar artistas e produtores nas suas ações culturais. Também vamos tirar dúvidas sobre juros, o que é necessário para poder pedir o financiamento e estaremos abertos aos questionamentos do público”, destaca Paulo Gil.

A participação na palestra dará direito a certificado. As vagas são limitadas.

Outros cursos – A primeira atividade da programação voltada ao empreendedorismo cultural foi a realização, na semana passada, da “Oficina de Elaboração de Projetos”, com a participação de 150 artistas e produtores, da capital e interior. O incentivo ao empreendedorismo, de acordo com o secretário estadual de Cultura, Marcos Apolo Muniz, é um dos pilares da atual gestão, visando à valorização do artista.

Marcos Apolo adiantou os próximos temas que serão abordados: “Produção executiva de eventos de rua”, destinada aos vários segmentos que desenvolvem atividades culturais em ambientes públicos; e “Mecanismos de contratos e pagamentos da Secretaria de Estado de Cultura do Amazonas e da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural”, que tem como objetivo explicar como funciona toda a mecânica burocrática da SEC e da AADC. Ele também informou que será realizada a segunda edição da “Oficina de elaboração de projetos culturais”. As datas e abertura de inscrições serão divulgadas em breve.

Serviço: Palestra sobre financiamento de equipamentos para produção cultural
Data/ Hora: 14 de fevereiro, quinta-feira, das 14h às 17h
Local: Palacete Provincial (Praça Heliodoro Balbi, Centro)
Inscrições: Gratuitas, pelo e-mail [email protected]

FOTOS: Michael Dantas / SEC

Para mais informações sobre essas e outras ações, projetos e atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Cultura, acesse o Portal da Cultura (www.cultura.am.gov.br). Confira também os perfis do órgão no Facebook, Twitter e Instagram – culturadoam.