As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Secretaria de Cultura e Economia Criativa oferece oficinas gratuitas no “Muda Manaus”

Gov Agricultura

Apresentações circenses e de danças urbanas também estão na programação

A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa participa do programa “Muda Manaus”, do Governo do Amazonas, com oficinas gratuitas, apresentações circenses, atividades lúdicas, grupo de capoeira, DJ e intervenção de danças urbanas e grafite. As ações ocorrem no Centro de Convivência da Família Teonízia Lobo, no bairro Amazonino Mendes (Mutirão), na zona norte de Manaus.

O “Muda Manaus” foi lançado nessa quinta-feira (5/12) pelo governador Wilson Lima, com o objetivo de reduzir a vulnerabilidade social e melhorar a qualidade de vida da população na capital do estado. A primeira edição do programa conta com 24 órgãos da administração estadual.

No Centro de Convivência Teonízia Lobo, funciona das 15h às 21h o estande da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, onde o público pode se inscrever nas oficinas de danças urbanas, dança de salão, teatro e empreendedorismo cultural, além de se informar sobre os cursos oferecidos pelo Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro. As inscrições vão até o sábado (7/12), e as oficinas serão realizadas de 9 a 13 de dezembro.

“É uma felicidade muito grande estarmos presentes no bairro Amazonino Mendes, juntamente com o Governo do Amazonas. Preparamos uma série de atividades culturais e de oficinas que serão coordenadas pelo Liceu Claudio Santoro. Isso é só a primeira etapa, nosso objetivo é ter uma ação continuada em comunidades como o Mutirão”, declarou o secretário Marcos Apolo Muniz.

No primeiro dia de programação, Iris Siriaco, 52, inscreveu o filho David, de 18 anos, e as netas de 8 e 9 anos nas oficinas de danças urbanas e teatro. Para ela, a oportunidade de praticar arte ajuda na formação educacional.

“Soube que ia ter as oficinas e vim aqui inscrever meu filho porque ele ama dança e teatro, e aqui no centro havia essas atividades muito tempo atrás. Eu acho que é uma ótima oportunidade para eles, porque eles não vão ficar em casa ociosos e também não vão ficar na rua, podendo correr perigo. Já fiz dança e teatro no passado e acho que faz muito bem para o ser humano, nos dá uma formação melhor”, ressaltou.

Ainda no primeiro dia do “Muda Manaus”, o estande da secretaria ofereceu pintura facial para as crianças e apresentações de palhaços. Sanaiana Menezes, 30, levou os filhos e a sobrinha para participar das brincadeiras. “Visitei o estande de cada órgão e aproveitei para trazer as crianças para brincar e também conhecer um pouco da cultura do Amazonas. Também trouxe minha mãe para tirar RG, e fomos muito bem tratados. Espero que tenhamos mais eventos assim”, disse.

Na pista de skate do Centro de Convivência, foram realizadas intervenções de grafite e apresentações de danças urbanas. No sábado (7/12), último dia de atividades do “Muda Manaus”, Alecrim Nativos (atividades lúdicas), Radar e Denis LDO (grafite), Programa Mania de Ler, Grupo de Capoeira, Artigo 05 (Danças Urbanas) e DJ Kinua se apresentam no local, das 7h30 às 17h30.

Oficinas – Na segunda-feira (9/12), a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa inicia as oficinas que serão ministradas no “Muda Manaus”. As aulas de Danças Urbanas e Teatro serão realizadas segunda, quarta e sexta, em duas turmas: das 9h ao meio-dia e das 14h às 17h.

A Dança de Salão terá aulas terça, quinta e sexta, também em duas turmas, das 9h ao meio-dia e das 14h às 17h.

Já a palestra de Empreendedorismo Cultural será realizada na terça, das 14h às 17h, e repetida na quinta-feira, no mesmo horário.

As inscrições serão realizadas até sábado (7/12), no estande da secretaria, gratuitamente. Cada turma terá 40 vagas. Os interessados devem apresentar documento de identidade; menores de 18 anos devem comparecer acompanhados do responsável.

FOTO: Michael Dantas/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

você pode gostar também