Take a fresh look at your lifestyle.

-publicidade-

-publicidade-

Secretaria de Limpeza Urbana inicia campanha “Descarte consciente é na coleta seletiva”

Com o tema “Descarte consciente é na coleta seletiva”, a Prefeitura de Manaus iniciou nesta terça-feira (04), uma grande campanha de conscientização para combater o descarte incorreto de resíduos sólidos na cidade. A primeira ação ocorreu em um dos supermercados parceiros do projeto, na zona Centro-Sul.A proposta é incentivar a separação do lixo pelos moradores e fazer com que a população adquira o hábito de separar os resíduos recicláveis. Manaus dispõe de mais de 20 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) instalados em grandes redes de supermercados, para receber o descarte correto de resíduos.

“Nós temos mais de 100 quilômetros de igarapés na cidade de Manaus, e ações como estas, capitaneadas pelo secretário Sabá Reis e a Semulsp, irão contribuir para que possamos conscientizar as pessoas da importância da reciclagem”, destaca o vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura, Marcos Rotta, que participou da ação. Ainda segundo ele, a ação vem em um momento importante.

Em Manaus, a taxa de recuperação de materiais recicláveis em relação à coleta domiciliar deu um salto de mais de 400% no índice de recuperação de materiais recicláveis, o que significa menos resíduos desperdiçados e mais matérias-primas para catadores e empresas de reciclagem.

Para o secretário de Limpeza Urbana, Sabá Reis, a questão da reciclagem é cultural, e a importância disso é fundamental para a qualidade de vida da população. “Diariamente, mais de 27 toneladas de lixo são retiradas dos rios. E ações como estas são importantes para auxiliar as pessoas nesse descarte correto”, observou.

Alguns dos objetos que podem ser descartados são: jornais, caixas de papelão, latas, arames, copos e frascos de vidros, tampas, potes de alimentos, sacos plásticos, garrafas de plástico e outros. Os materiais recolhidos pela coleta seletiva vão diretamente para os catadores de recicláveis, que possuem cadastro na Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp).

Entre os pontos já disponíveis para receber o material estão os supermercados Nova Era (avenida Brasil, das Torres e Torquato Tapajós); Yroyak ( na avenida Coronel Teixeira, na Ponta Negra e João Valério, no Vieiralves); Supermercados Veneza (na avenida Tancredo Neves, no Parque 10 de Novembro e na Torquato Tapajós); Pátio Gourmet (Djalma Batista, Via Láctea e Teresina); DB Supermercados (avenida Jornalista Umberto Calderaro Filho, Max Teixeira, Pedro Teixeira e Cosme Ferreira); Vitória Supermercados (na avenida Torquato Tapajós) e Carrefour (das avenidas Pedro Teixeira e Djalma Batista).

Texto – Isabela Siqueira / Semulsp

Foto – Altemar Alcântara / Semcom

-publicidade-