Take a fresh look at your lifestyle.

-publicidade-

-publicidade-

Secretária de Saúde, Opas e FVS alinham novas ações de enfrentamento a Covid-19

Braço da Organização Mundial da Saúde (OMS) nas Américas, a Opas colabora com o Estado nas ações implantadas pela SES-AM e FVS-AM

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) e a OPAS, braço da Organização Mundial da Saúde (OMS) nas Américas realizaram, nesta sexta-feira (11/12), uma reunião de alinhamento das ações de enfrentamento à pandemia de Covid-19 no Estado, neste período sazonal das doenças respiratórias.

Além da equipe da SES-AM, participaram da reunião membros da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), incluindo a diretora-presidente Rosemary Pinto, o consultor nacional da Opas, Mateus Falcão e a médica coordenadora da UTI do Hospital das Clínicas de São Paulo e consultora externa da Opas, Dra. Ho Yeh Li.

A Opas colabora com o Amazonas apoiando as ações implantadas pela SES-AM e FVS-AM, fortalecendo a capacidade de vigilância, assistência e de fornecimento de resposta rápida a surtos e notificações de casos da doença causada pelo novo coronavírus.

O secretário da SES-AM, Marcellus Campêlo, explicou que as reuniões dos técnicos da assistência e vigilância com a equipe da Opas são semanais. “Nós estamos dando prosseguimento ao nosso protocolo de intenções, onde estabelecemos as ações conjuntas com a Opas. A Opas se instalou em Manaus, tem um escritório fixo agora, mas os consultores vêm toda semana avaliar nossos trabalhos aqui, neste momento, com foco na pandemia”, disse o secretário.

O fortalecimento dos leitos de retaguarda está entre as próximas ações de aprimoramento da secretaria, a partir do suporte da Opas, conforme continuou o titular da pasta.

“Estamos trabalhando para fortalecer a retaguarda e desospitalizar os pacientes do Delphina para a retaguarda. Nós vamos reunir nossa rede de retaguarda e prepará-la para este tipo de trabalho, seguindo as orientações da OPAS que concordamos e achamos pertinente”, ressaltou Campêlo.

FOTO: Gisele Rodrigues/ SES-AM

-publicidade-