Por determinação da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), a Delegacia Geral determinou que sejam feitas investigações rigorosas sobre roubos e furtos de celulares na capital amazonense. No ano passado, o número de roubos teve um aumento de 13% e o de furtos, de 22%, se comparado ao ano anterior, conforme levantamento da Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai).

“Fizemos determinações à Delegacia de Roubos, Furtos e Defraudações e as respostas já estão sendo dadas, com a prisão de membros de quadrilhas especializadas em roubos de celulares”, afirmou o delegado-geral adjunto, Orlando Amaral.

Em 2018, foram registrados 20.318 roubos de celulares, contra 17.894 do ano anterior, de acordo com dados do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp). Já o número de furtos passou de 7.346 para 8.988.

Na última quinta-feira (17/01), a PC cumpriu mandados de prisão temporária por roubo majorado em nome de Jefferson Duarte da Silva, de 20 anos, e Pedro Henrique Marinho dos Santos, de 19. A dupla é suspeita de envolvimento em roubos a estabelecimentos comerciais de onde foram subtraídos, pelo menos, 126 aparelhos celulares.

Conforme o delegado-geral adjunto, a prisão deles deve levar aos outros integrantes da organização criminosa especializada neste tipo de crime. Segundo informações da DERFD, a quadrilha age sempre da mesma maneira, hostilizando funcionários e clientes dos estabelecimentos comerciais.

Além das investigações, o secretário da SSP-AM, coronel Louismar Bonates, determinou a atuação integrada das forças de segurança para combater os diferentes crimes na capital amazonense. Diariamente, a Polícia Militar (PM) tem efetuado a prisão de suspeitos de crime e recuperado aparelhos celulares.

Na noite de ontem, militares da 9ª e 14ª Companhias Interativas Comunitárias (Cicom) detiveram um casal que, de acordo com testemunhas, estavam realizando roubos a passageiros que estavam em paradas de ônibus na Avenida Autaz Mirim, zona leste de Manaus. Na ação, os policiais apreenderam a moto usada no crime, uma CB 300 amarela, e recuperam dois celulares, uma bolsa com documentos e um relógio.